GfK compra especialista em painéis de medição digital Netquest
A consultora GfK anunciou a aquisição da espanhola Netquest, uma empresa especializada em painéis de medição digital que tem presença em Portugal, Espanha e América Latina.
Não foram revelados os pormenores financeiros do negócio, mas é referido que a compra inclui a subsidiária Wakoopa, que se foca em medição de soluções tecnológicas multi-dispositivos. A intenção da GfK é lançar a Netquest e a Wakoopa à escala global e expandir os painéis digitais que tem em vários países. Um dos principais benefícios da aquisição é a oportunidade imediata de expansão da GfK Crossmedia Link para os mercados servidos pela Netquest, nomeadamente na América Latina.
“Ambas as empresas partilham uma visão estratégica de medição de comportamento combinado com a informação disponibilizada pelas empresas líderes do sector em todo o mundo”, diz o CEO da GfK, Matthias Hartmann, congratulando-se com o negócio. “O acordo oferece a oportunidade de melhor servir os nossos clientes e de crescimento para GfK na área digital.”
A Netquest opera em 21 países e tem no seu portfólio a ferramenta mais usada para inquéritos online na América Latina e painéis online com certificação ISO. Conta 1,3 milhões de consumidores nos seus painéis na América Latina, Espanha e Portugal, e trabalha sobretudo com empresas de pesquisa de mercado, grandes organizações em várias indústrias e empresas de média.
A subsidiária Wakoopa acrescenta um software de monitorização, serviços de tecnologia e suporte para multi-dispositivos de recolha de dados comportamentais. Ambas serão integradas área de Consumer Experiences da GfK.
Germán Loewe, CEO da Netquest, sublinha as sinergias deste acordo para o crescimento à escala global. “Com o acesso à rede e aos recursos da GfK, vamos continuar a desenvolver e a entregar soluções de painéis digitais de alta qualidade, e estamos ansiosos para melhor servir os nossos clientes internacionais no crescimento da economia digital.”
A Netquest, fundada em Barcelona em 2001, emprega 220 pessoas e tem escritórios em Madrid, Lisboa, Cidade do México, São Paulo, Santiago do Chile, Bogotá e Nova Iorque. Vai continuar a operar sob a marca existente.