Gfi desenvolve projeto de gestão de documentos digitais para a AMA
A Gfi desenvolveu uma solução de gestão de documentos baseada tecnologia Liferay para a Agência de Modernização Administrativa (AMA). A Bolsa de Documentos, integrada no Portal de Cidadão, permite aos utiizadores receber, guardar, gerir e partilhar documentos digitais, com simplicidade, rapidez e segurança.
A Bolsa de Documentos é resultante da medida Simplex “Documentos sempre à mão” e pretende facilitar a relação de cidadãos e empresários com a Administração Pública. A par do carregamento e gestão de documentos e pastas, a solução permite assinar documentos, validar assinaturas eletrónicas e enviar alertas sobre o estado e a validade dos documentos.
Além disso, disponibiliza também links para a visualização dos documentos através de QR Codes, que podem ser enviados a terceiros e permite definir diferentes níveis de permissão no acesso à documentação.
A Bolsa de Documentos está acessível através do Portal de Cidadão com recurso a uma Chave Móvel Digital, ao Cartão de Cidadão ou a um certificado digital profissional (advogado, notário ou solicitador).
A Gfi, que foi reconhecida recentemente como Silver Service Partner da Liferay, usou a solução open source para portais corporativos e experiências digitais, Liferay Portal, para desenvolver a ferramenta para AMA.
“Estamos muito orgulhosos por fazer parte deste processo de simplificação e modernização da Administração Pública, dotando-a de uma solução inovadora em Open Source, verdadeiramente adequada às atuais necessidades e aos desafios do digital”, afirmou, em comunicado, Nuno Santos, CEO da Gfi Portugal.