A GEFCO, empresa do setor automóvel e industrial, lançou recentemente a solução Opteam, para o mapeamento e otimização de fluxos, completando assim uma nova etapa na implementação do seu projeto na área da Tecnologia da Informação.
O programa TOSCA é composto por quatro partes, cuja instalação inicial estará completa no final do próximo ano: o CMS (Carrier Management System – Sistema de Gestão para Transportadoras) que se destina à gestão dos transportadores, o Opteam para o mapeamento e otimização de fluxos e para vários projetos de recolha de dados, o sistema CADIS para as atividades de grupagem e várias ferramentas para a atividade LOT, assim como uma plataforma colaborativa cliente para o rastreamento e gestão de encomendas.
O objetivo da solução Opteam passa pelo mapeamento e análise das viagens realizadas e a identificação dos pontos onde é possível implementar ações de otimização de rotas.
A análise de fluxos de transporte Overland é realizada por zona geográfica, para um determinado cliente ou transportador, tanto nos fluxos regulares, como nos ocasionais. A visualização dos fluxos num ecrã torna possível uma rápida identificação dos desequilíbrios de uma localidade para outra. Quando as disfunções são identificadas, a GEFCO pode priorizar as ações a implementar para otimizar os fluxos, nomeadamente pela organização de percursos de ida e volta, de modo a reduzir o número de viagens em que os camiões regressam vazios.
“A otimização das rotas constitui um importante desafio financeiro para a GEFCO e para os nossos transportadores. Graças à visibilidade da rede proporcionada pelo Opteam temos a capacidade de enfrentar este desafio”, refere Arnaud LEVILLAIN, Responsável pela Otimização e Engenharia Overland da GEFCO. “Uma vantagem adicional da plataforma é o facto de ser utilizável no caso de lançamento de concursos públicos, o que nos permite oferecer aos nossos clientes uma solução competitiva e otimizada em termos de prazos, taxas e planos de transporte”, acrescenta.
A ferramenta Opteam facilita ainda a troca de informações e o desenvolvimento de soluções de forma colaborativa, entre colegas em regiões diferentes. A implementação das ações de otimização viabilizadas pela solução exigiu da GEFCO a reavaliação das suas operações e conduziu à criação de uma função particular como “optimizador de fluxos”.
O portal Opteam foi implementado no início deste ano e tem permitido levar a cabo mais de 90 estudos com o objetivo de estabelecer circuitos de viagem. A utilização do novo sistema resultou da expansão do plano de transporte. Assim, os serviços de afretamento conseguiram aumentar a sua produtividade, visto que foi registado pelo sistema de gestão operativa um acréscimo de viagens regulares.
Esta ferramenta torna também possível obter uma perspetiva sobre os diferentes fluxos que ocorrem entre um país e outro e melhora a colaboração entre as filiais.
“A solução já mostrou a sua capacidade de gerar poupanças, dado que a redução média de custos para as viagens em questão nos circuitos recém-criados excede os sete por cento”, salienta Artem Mardian, responsável de estudos de otimização e de desenvolvimento de atividade Overland para a Europa Central e de Leste.
A GEFCO está a a apostar no investimento nas novas tecnologias de informação para assegurar um processo de transporte Overland ininterrupto e para aumentar a produtividade, o desempenho e o valor acrescentado para os seus clientes.
“O Opteam é uma ferramenta inovadora e um pioneiro da Inteligência Geo-Empresarial: graças à sua capacidade de valorização dos critérios geográficos tem a capacidade de analisar e visualizar as operações de transporte e de simular as soluções de otimização”, sublinha o Diretor Corporativo Overland do Grupo GEFCO, Bruno Rivoallan.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…