Gastos mundiais com TI devem diminuir 5,5% em 2015

Em abril, a Gartner havia previsto que os gastos com TI diminuiriam 1,3% em dólares americanos e cresceriam 3,1% na moeda constante. A previsão foi revista para 2,5% em termos de moeda constante.

“Destacamos que este não é um colapso do mercado. São ilusões que grandes oscilações no valor do dólar americano em relação a outras moedas podem criar. No entanto, há efeitos secundários relacionados com aumento do dólar. Os fornecedores têm que elevar os preços para proteger os custos e as margens dos produtos. Organizações e consumidores terão que tomar novas decisões de compra em função dos novos preços”, afirma John-David Lovelock, vice-presidente de Investigações da Garner.

A previsão de gastos mundiais com TI da consultora é um dos indicadores das principais tendências tecnológicas, envolvendo hardware, software, serviços de TI e o mercado de telecomunicações. Por mais de uma década, os executivos globais e de negócios de TI têm usado esses relatórios trimestrais altamente qualificados para reconhecer oportunidades e desafios de mercado e basear suas decisões de negócios em metodologias comprovadas.

O segmento de serviços de comunicação continuará a ser um dos que mais investe em TI, com gasto de aproximadamente 1,5 milhões de milhões de dólares em 2015. Porém, essa área também está a ser alvo de revisões. A erosão nos preços e as ameaças competitivas estão a impedir o crescimento da receita na proporção do aumento do uso na maioria dos mercados nacionais.

No mercado de dispositivos, os telefones móveis continuam a liderar o segmento, com o crescimento da Apple nos telefones, especialmente na China, mantendo consistência nos gastos com telefones. No entanto, o crescimento global de unidades de smartphones deve começar a diminuir. Os mercados de PCs e tablets continuam a se enfraquecer. O aumento esperado de 10% no preço médio dos PCs em países com moeda impactada está avançando, atrasando as compras mais do que o esperado. Os níveis excessivos de stocks de PCs, especialmente na Europa Ocidental, precisam ser apurados, o que irá atrasar o inventário do Windows 10 na segunda metade deste ano.

No segmento de sistemas de centro de dados, espera-se que os mercados de armazenamento e rede tenham um crescimento mais fraco como resultado do aumento do dólar americano. Os orçamentos das empresas para sistemas de Data Center em gastos locais deverão se manter estáveis durante o ano, esperando-se que utilizadores estendam as vidas úteis dos produtos e adiem substituições como forma de compensar os aumentos de preços. O enfraquecimento geral do centro de dados de curto prazo é ligeiramente compensado por uma perspectiva mais positiva para o mercado de servidores. O mercado de serviços está se beneficiando de um ciclo de atualização de mainframe mais forte do que o esperado, bem como o aumento das expectativas de gastos de grande escala.

Os gastos com software empresariais vão reduzir 1,2% em 2015, com receita total de 654 milhões de dólares. Segundo os analistas da Gartner, muitos fornecedores de software tentarão não aumentar os preços, porque o que conta no software como serviço é a participação no mercado, e não a rentabilidade. O aumento dos preços poderia levar os fornecedores de softwares para fora de um ciclo de vendas, e esses vendedores não podem perder clientes.

*Jocelyn Auricchio é jornalista da B!T no Brasil

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago