Categories: EmpresasNegócios

Gastos com semicondutores declinam 0,7% este ano

No relatório anterior, a Gartner até previa uma queda maior – em torno dos 2%. Agora, espera-se que a segunda metade de 2016 seja melhor para o mercado de semicondutores.

“A instabilidade económica, excesso de inventário, fraca procura por computadores, tablets e produtos móveis nos últimos três anos causaram um abrandamento do crescimento na indústria de semicondutores”, resume o analista David Christensen.

Esta quebra da procura por produtos eletrónicos tem levado os fabricantes de semicondutores a serem cautelosos para não aumentar muito a produção. “Olhando para o futuro, parece que a segunda metade de 2016 verá uma subida da procura. No entanto, após o Brexit, os níveis de inventário dos semicondutores poderão subir no terceiro e quarto trimestres, o que poderá levar a volumes de produção reduzidos”, avisa o especialista.

Entretanto, as previsões para a produção de computadores, ultra-portáteis e smartphones na segunda metade do ano foi reduzida em relação a 2015, visto que o abrandamento global continua. Estas reduções justificam que a previsões para o mercado  seja de queda de 3%. No caso das memória, a expectativa de receitas também foi revista em baixa.

“Embora as taxas de câmbio sejam outro motivo para a quebra de receitas, a procura agressiva de capacidades de fabrico de semicondutores pelo governo chinês e firmas de investimento está a tornar-se um factor importante”, sublinhou Christensen. “Isto vai afetar de forma dramática o cenário de competitividade da produção global de semicondutores nos próximos anos, com a China a tornar-se um mercado primordial para o seu uso e fabrico.”

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago