Fujitsu lança novo Service Provider Program
Este programa elimina risco na transformação de fornecedores de serviços em integradores de serviços, procurando recrutar membros do SELECT Partner Program.
A Fujitsu dá a conhecer o seu novo Service Program em toda a EMEIA, desenvolvido para e pelos seus parceiros. Concebido para responder à mudança de longo prazo no modo como clientes de todas as dimensões estão a passar de uma abordagem centrada nos produtos para um maior foco no IT-as-service, a Fujitsu está a construir parcerias com fornecedores de serviço com os olhos no futuro que estão a realinhar os seus modelos de negócio.
De acordo com a analista IDC, os gastos em TI continuam a mudar da esfera empresarial para os fornecedores de serviços. A Fujitsu está focada em permitir que os fornecedores de serviços prosperem neste mercado, ao diferenciarem as suas ofertas através da integração de serviços. O novo Fujitsu Service Provider Program está desenhado para eliminar o risco dos potenciais desafios que esta transição implica, permitindo que os fornecedores de serviços compitam melhor com os operadores de cloud hyperscale, e respondam à escassez crescente de competências TI especializadas. A Fujitsu está a oferecer aos fornecedores de serviços dois modelos de sourcing tipo cloud distintos para acomodar opções de perfil de risco, baseados em cenários de ‘”crescimento” e de “eliminação de risco”.
Rüdiger Frickenschmidt, Head of Service Provider Business and IoT, na Fujitsu EMEIA, afirma: “Para os fornecedores de serviços, a competição é feroz e, para prosperar e competir com sucesso nas exigências futuras, é obrigatório iniciar um processo de transformação em integradores de serviços. Para ajudar a eliminar os riscos dessa jornada, o novo Service Provider Program da Fujitsu fornece a excelência necessária a nível de infra-estruturas para garantir tranquilidade, além de acesso às nossas competências e inovação de nível global, com a qual podemos co-criar – com os nossos parceiros – soluções as-a-service para os clientes. Estamos a introduzir um modelo flexível que dá aos nossos parceiros o poder de se concentrarem naquilo que os seus clientes realmente necessitam para vencer.”
Um aspecto chave do novo programa para fornecedores de serviços da Fujitsu é a mudança do foco, que deixa de estar nos produtos para passar a estar na co-criação de soluções ‘as-a-service’ de próxima geração para os clientes. Esta abordagem aproveita a competência combinada da Fujitsu, que é ela mesmo uma fornecedora de managed services líder, e de parceiros xSP, que podem ser baseados em empresas de telecomunicações, fornecedores de managed services, co-locadores ou parceiros de canal que pertencem ao SELECT Partner Program da Fujitsu.
Tanto os fornecedores de serviços como os seus clientes beneficiam de uma capacidade de infra-estrutura TI flexível que se adapta ao crescimento do negócio sem interromper as operações. A Fujitsu identificou uma série de vantagens a partir desta abordagem que se adequa tanto a fornecedores de serviços como a clientes finais. O modelo pay-as-you-use não só reduz as exigências de investimento de capital em infra-estrutura TI, como também remove o elevado custo em hardware. Para os clientes, o risco é igualmente reduzido, pois há menores hipóteses de aprisionamento técnico ou de obsolescência do equipamento, enquanto o downtime planeado ou não também é diminuído, graças ao uso de tecnologia actualizada. Esta solução ajuda os fornecedores de serviços a cumprir os SLAs dos clientes e evitar o pagamento de penalizações por incumprimento. Entre outras vantagens está também a ausência de falhas através da migração para novas tecnologias, bem como o outsourcing do serviço, da manutenção, das actualizações e do recrutamento e formação de técnicos.
As ofertas do programa estão divididas em três categorias: Apps e Dados, Infra-estrutura Híbrida e soluções de Próxima Geração. As potenciais soluções no que respeito a aplicações podem incluir a modernização da gestão da protecção de dados ou a execução de um ambiente SAP multi-inquilino. Em relação à infra-estrutura híbrida, os exemplos podem incluir a gestão de vários ambientes cloud e on-premises, criando uma experiência tipo app-store para opções de acesso multi-cloud ou a construção de um serviço edge para implementar sites de clientes. Olhando para o futuro, uma solução de próxima geração pode envolver a co-criação de soluções verticais com tecnologia inspirada na computação quântica baseada na avançada tecnologia da Fujitsu.
Dirk Vromans, CTO da WorldStream, uma das parceiras xSP da Fujitsu nos Países Baixos, afirma: “Fruto da nova iniciativa Service Provider da Fujitsu, podemos implementar novos servidores especialmente personalizados para os nossos clientes em apenas uma hora. A Fujitsu possibilita velocidade e flexibilidade e isso contribui para nos mantermos na dianteira em termos de mercado.”