Fica em França, mais concretamente na Normandia, a primeira estrada de painéis solares do mundo. Este projeto foi financiado pelo governo que pretende transformar as estradas francesas em fontes de energia.
O quilómetro “Wattway” é coberto por 2.800 metros quadrados de painéis solares revestidos de resina. Estes painéis foram ligados à rede elétrica e espera-se que consigam gerar energia suficiente para alimentar a iluminação local.
Foram necessários seis anos para encontrar o material correto que conseguisse suposta o peso dos veículos. O estado francês apoiou este projecto e subsidiou-o em 5 milhões de euros.
A energia produzida nesta estrada custa 13 vezes mais do que a dos painéis colocados nos telhados. Cada Kilowatt produzido pela Wattway custa atualmente 17 euros enquanto que a energia dos painéis solares colocados nos telhados custam apenas 1.30€.
Apesar do custo ser mais elevado a ministra francesa do meio ambiente Ségolène Royal defendeu que “à medida que desenvolvemos mais estradas como esta, os custos serão reduzidos drasticamente”.
A ministro francesa acrescentou ainda que existe um plano de quatro anos “para a implantação nacional de estradas solares” com projetos futuros já previstos para o oeste da Bretanha e o sul de Marselha.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…