Categories: Negócios

Foxconn compra 66% da Sharp por 3,12 mil milhões de euros

Há anos que o chairman da Foxconn, Terry Gou, tentava alcançar o domínio da empresa que fabricou as primeiras televisões no Japão. E conseguiu fazê-lo por menos dinheiro do que inicialmente previsto, um desconto de 100 mil milhões de yens (787 milhões de euros). O resultado, segundo avançaram as empresas em comunicado, é que a Foxconn e as suas afiliadas vão deter 66% da Sharp – uma participação maioritária que lhe dá o controlo da fabricante.

“A Foxconn e a Sharp têm o prazer de anunciar a aliança estratégica histórica de dois líderes globais de tecnologia”, afirmaram as duas empresas em comunicado. “A cultura das nossas duas empresas é definida por trabalho árduo, criatividade e inovação. Estamos empenhados em recuperar a rentabilidade e a fortalecer as operações para voltar a tornar a Sharp numa líder no mercado de eletrónica global e uma empresa de classe mundial com um outlook positivo”, descreveram. Kozo Takahashi, CEO da Sharp, acrescentou que está “satisfeito” com a decisão.

O investimento é dividido entre a Hon Hai Precision Industry (a entidade cotada como Foxconn Technology Group), FFE – Foxconn Far East Limited, FTP – Foxconn Technology Pte. Ltd e a SIO – SIO International Holdings Limited.

Este é o desfecho de um processo de negociação intenso, em que nunca esteve claro que o negócio ia mesmo concretizar-se. Os primeiros indícios de uma negociação entre as duas companhias surgiram há mais de um ano, quando a viabilidade da Sharp começou a parecer cada vez menos possível. Em fevereiro, o conselho de administração da Sharp decidiu que a oferta da Foxconn era melhor que a da estatal  japonesa Innovation Network; mas Terry Gou adiou a decisão depois de se inteirar dos riscos da operação. Foi assim que conseguiu a compra a um preço mais baixo.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago