Há anos que o chairman da Foxconn, Terry Gou, tentava alcançar o domínio da empresa que fabricou as primeiras televisões no Japão. E conseguiu fazê-lo por menos dinheiro do que inicialmente previsto, um desconto de 100 mil milhões de yens (787 milhões de euros). O resultado, segundo avançaram as empresas em comunicado, é que a Foxconn e as suas afiliadas vão deter 66% da Sharp – uma participação maioritária que lhe dá o controlo da fabricante.
“A Foxconn e a Sharp têm o prazer de anunciar a aliança estratégica histórica de dois líderes globais de tecnologia”, afirmaram as duas empresas em comunicado. “A cultura das nossas duas empresas é definida por trabalho árduo, criatividade e inovação. Estamos empenhados em recuperar a rentabilidade e a fortalecer as operações para voltar a tornar a Sharp numa líder no mercado de eletrónica global e uma empresa de classe mundial com um outlook positivo”, descreveram. Kozo Takahashi, CEO da Sharp, acrescentou que está “satisfeito” com a decisão.
O investimento é dividido entre a Hon Hai Precision Industry (a entidade cotada como Foxconn Technology Group), FFE – Foxconn Far East Limited, FTP – Foxconn Technology Pte. Ltd e a SIO – SIO International Holdings Limited.
Este é o desfecho de um processo de negociação intenso, em que nunca esteve claro que o negócio ia mesmo concretizar-se. Os primeiros indícios de uma negociação entre as duas companhias surgiram há mais de um ano, quando a viabilidade da Sharp começou a parecer cada vez menos possível. Em fevereiro, o conselho de administração da Sharp decidiu que a oferta da Foxconn era melhor que a da estatal japonesa Innovation Network; mas Terry Gou adiou a decisão depois de se inteirar dos riscos da operação. Foi assim que conseguiu a compra a um preço mais baixo.
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…
O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…
Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…