Categories: AppsMobilidade

Ford cria projeto de transporte público com base numa app

Este serviço usa uma app móvel com um algoritmo que permite otimizar as rotas, horários e paragens de uma frota de Ford Transit, na cidade de Dalian na China, nos períodos de mais e menos movimento de passageiros.

“Um dos objetivos principais desta experiência é ver como podemos usar os recursos existentes de forma mais eficiente”, diz John Larsen, diretor da Ford Ásia-Pacífico. O executivo acrescentou que a empresa está a aprender com modelos de serviço diferentes a e que com base na localização e quantidade de passageiros, a Ford pode oferecer um transporte mais eficaz.

De acordo com a fabricante de automóveis, o sistema está programado para responder a três condições diferentes ao longo do dia: as horas de pico, o meio do dia [quando a procura é menor] e durante a madrugada [em que há limitações no transporte público].

Nos horários de pico, os veículos seguem uma rota fixa, como os autocarros tradicionais, contudo os utilizadores podem reservar lugar com antecedência, indicando onde vão entrar e sair, o que possibilita aos veículos parar só nas alturas em que é necessário.

Os furgões podem usar os corredores de BUS da cidade, mas como variam as rotas de acordo com os pedidos dos utilizadores, fazem em média só seis ou sete paragens por viagem – comparado a 13 paragens dos autocarros regulares – e como tal, completam a sua rota 35% mais rápido.

Nos horários fora de pico, durante o dia, o serviço opera em duas áreas chave, sem uma rota fixa, com base nas reservas feitas na aplicação, de modo semelhante a um serviço de boleias.

À noite, quando o transporte público para, este serviço continua a funcionar. As carrinhas fazem rotas similares às dos autocarros, mas com paragens flexíveis dependendo das necessidades dos passageiros. A aplicação também mostra, a qualquer hora, a localização em tempo real dos veículos, uma informação útil principalmente para aqueles que viajam à noite ou têm pressa.

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

7 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago