Foguetão da SpaceX explode minutos após descolagem

O foguetão Falcon 9 foi o terceiro veículo de transporte de mantimentos da SpaceX, desde outubro, a não chegar à EEI, tornando claro como a água que viagens rotineiras ultraterrestres são uma mera fantasia, pelo menos por agora.

A Administração Federal de Aviação e a SpaceX estão a tentar determinar o que terá transformado um investimento de milhões de dólares numa bola de fogo cadente.

Elon Musk, diretor executivo da SpaceX, almeja que a sua empresa seja a primeira entidade comercial a realizar o transporte de seres humanos para o Espaço, um bonito sonho que, ao que parece, não se tornará realidade tão cedo. A NASA tem procurado liberalizar viagens espaciais realizadas por empresas comerciais e espera que já em 2020 possam ser feitas expedições através de naves privadas operadas pela SpaceX e pela Boeing.

O responsável pelas operações e explorações humanas da NASA, William Gerstenmaier, afirmou que este incidente servirá para a SpaceX melhorar as suas naves e regressar ainda mais forte. A agência espacial pretende mitigar a sua dependência dos foguetões russos para o transporte de astronautas, que, segundo os seus planos, passará a ser feito mediante veículos produzidos em solo americano. Os Estados Unidos não operam naves tripuladas desde 2011, altura em que a NASA retirou do ativo o seu vaivém espacial.

Oficiais da agência dizem os astronautas abordo da Estação Espacial Internacional têm comida e água suficientes até outubro. Ademais, uma cápsula permitirá que regressem à Terra caso a vida na EEI passe a ser insustentável.

Na semana passada, foi noticiado que, sob os termos de um acordo estabelecido entre a NASA e a Microsoft, dois pares de HoloLens, os óculos de realidade aumentada da tecnológica, seriam levados até aos astronautas da Estação Espacial Internacional abordo de um foguetão que transportaria mantimentos. Parece que não é já que os cosmonautas utilizarão os HoloLens para realizar tarefas de elevada complexidade na EEI.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago