Fidelidade avança com soluções de Blockchain

Já foram selecionadas as equipas que vão passar à próxima fase do desafio promovido pela Fidelidade na área de seguros.

Em resposta ao desafio apresentado pela Fidelidade focado na possibilidade de serem comercializados seguros para eventos desportivos (one-time insurances), as equipas qualificadas para a segunda fase do Blockchain Fidelidade Insurance Challenge propuseram soluções inovadoras baseadas em características como a acreditação e identificação clara das partes envolvidas, a segurança e a privacidade das transações ou a eficiência de recursos.

“As potencialidades evidenciadas nas propostas apresentadas revelam o que há muito se espera”, diz Rui Serapicos, da Aliança Portuguesa de Blockchain. “O setor dos Seguros será um dos que mais rapidamente poderão beneficiar do uso da tecnologia Blockchain e a Fidelidade está a apostar desde cedo neste paradigma” Rui Serapicos salienta ainda que “as equipas apresentaram soluções que vão ao encontro do que foi proposto pela Fidelidade e acreditamos que muito em breve poderemos ver soluções como estas no mercado nacional”.

O Blockchain Fidelidade Insurance Challenge tem como base dois desafios relativos a seguros. O primeiro tem a ver com seguros para um evento desportivo único (one-time insurance). Com a crescente oferta e acessibilidade a eventos desportivos, acompanhada de uma motivação generalizada pela sua prática pela população em geral, cria-se uma oportunidade relevante para um posicionamento inovador por parte das seguradoras, disponíveis a cobrir os riscos de acidentes dos participantes.

O outro desafio deste Challenge está relacionado com seguros paramétricos, onde, no contexto atual, existe um conjunto de parâmetros que nos rodeiam e cujos eventos que despoletam são também reconhecidos de forma unívoca pelas várias partes. Pretende-se neste desafio a criação de um modelo de seguro paramétrico, aproveitando a capacidade de monitorizar risco online com base em parâmetros e no reconhecimento em Blockchain de eventos despoletados.

 

João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É COO e Editor-inChief do Grupo Netmediaeurope/America no Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

19 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago