Fidelidade avança com soluções de Blockchain

Já foram selecionadas as equipas que vão passar à próxima fase do desafio promovido pela Fidelidade na área de seguros.

Em resposta ao desafio apresentado pela Fidelidade focado na possibilidade de serem comercializados seguros para eventos desportivos (one-time insurances), as equipas qualificadas para a segunda fase do Blockchain Fidelidade Insurance Challenge propuseram soluções inovadoras baseadas em características como a acreditação e identificação clara das partes envolvidas, a segurança e a privacidade das transações ou a eficiência de recursos.

“As potencialidades evidenciadas nas propostas apresentadas revelam o que há muito se espera”, diz Rui Serapicos, da Aliança Portuguesa de Blockchain. “O setor dos Seguros será um dos que mais rapidamente poderão beneficiar do uso da tecnologia Blockchain e a Fidelidade está a apostar desde cedo neste paradigma” Rui Serapicos salienta ainda que “as equipas apresentaram soluções que vão ao encontro do que foi proposto pela Fidelidade e acreditamos que muito em breve poderemos ver soluções como estas no mercado nacional”.

O Blockchain Fidelidade Insurance Challenge tem como base dois desafios relativos a seguros. O primeiro tem a ver com seguros para um evento desportivo único (one-time insurance). Com a crescente oferta e acessibilidade a eventos desportivos, acompanhada de uma motivação generalizada pela sua prática pela população em geral, cria-se uma oportunidade relevante para um posicionamento inovador por parte das seguradoras, disponíveis a cobrir os riscos de acidentes dos participantes.

O outro desafio deste Challenge está relacionado com seguros paramétricos, onde, no contexto atual, existe um conjunto de parâmetros que nos rodeiam e cujos eventos que despoletam são também reconhecidos de forma unívoca pelas várias partes. Pretende-se neste desafio a criação de um modelo de seguro paramétrico, aproveitando a capacidade de monitorizar risco online com base em parâmetros e no reconhecimento em Blockchain de eventos despoletados.

 

João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É COO e Editor-inChief do Grupo Netmediaeurope/America no Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Portuguesa KWAN aposta na Bélgica e Alemanha

A consultora nacional pretende ultrapassar este ano a meta dos 18 milhões e conta neste…

4 dias ago

Arsenal e NTT DATA anunciam parceria de transformação digital

O acordo plurianual vai dar origem a experiências personalizadas e de excelência para os adeptos…

5 dias ago

Politécnico de Setúbal e World Talents assinam acordo para a atração de investimento estrangeiro

A plataforma tem a função de intermediária entre a academia e o capital estrangeiro, cabendo-lhe fazer…

6 dias ago

TCL vai à IFA 2024 mostrar novidades

O fabricante apresentou um crescimento estratégico, parcerias inovadoras e a sua nova gama de produtos.

1 semana ago

Schneider Electric melhora app Wiser Home

A nova funcionalidade proporciona gestão de energia otimizada por IA de duas das maiores cargas…

1 semana ago

NOS e a Nova FCT promovem cooperação

A NOS passará a apoiar a atribuição de uma bolsa de estudo por ano, de…

2 semanas ago