A Fortinet lançou o 2024 Global Cybersecurity Skills Gap Report, no qual destaca os desafios contínuos relacionados à escassez de competências em cibersegurança e que afetam organizações em todo o mundo.
Entre as principais conclusões do relatório destaque para o facto de as organizações estarem a atribuir cada vez mais as violações de segurança à lacuna de competências em cibersegurança.
Por outro lado, as violações de segurança continuam a ter repercussões significativas para as empresas, “e os líderes executivos são frequentemente penalizados quando estas ocorrem”.
No mesmo sentido, as certificações continuam a ser altamente valorizadas pelos empregadores como uma validação das competências e conhecimentos atuais em cibersegurança.
Já a falta de competências em cibersegurança acaba por impactar empresas em todo o mundo.
Estima-se que sejam necessários 4 milhões de profissionais para preencher a crescente lacuna na força de trabalho no setor da cibersegurança.
Ao mesmo tempo, o estudo revelou que 70% das organizações indicaram que a escassez de competências em cibersegurança cria riscos adicionais para as suas organizações.
Outras conclusões que destacam o impacto da crescente lacuna de competências nas empresas globais incluem o facto de as organizações estarem a atribuir mais violações de segurança à falta de competências em cibersegurança, por exemplo.
Na realidade, no último ano, quase 90% dos líderes empresariais (87%) afirmam ter sofrido um ataque que pode ser atribuído parcialmente à falta de competências em cibersegurança, um aumento face aos 84% verificados no relatório de 2023 e dos 80% em 2022.
Já as violações têm um impacto mais substancial nas operações uma vez que os ataques trazem consigo um conjunto alargado de repercussões, desde financeiras à própria reputação da empresa.
Os responsáveis valorizam de forma ampla as certificações como validação do conhecimento em cibersegurança. Aqueles que possuem uma certificação ou trabalham com alguém que possui destacam vantagens claras com mais de 90% dos inquiridos a afirmarem que preferem contratar candidatos com certificações.
A Fortinet conta com um portefólio integrado com mais de 50 produtos de nível empresarial através da sua plataforma Fortinet Security Fabric.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…