Categories: Software

Falha em iPads causa atraso em aviões da American Airlines

Dezenas de aviões da American Airlines, em especial da frota de Boeings 737 da companhia aérea norte-americana, viram-se impedidos de descolar por causa de uma pane no software dos iPads que equipam as cabines de comando dos aviões.

 

Os tablets, que operam sobre um software especializado desenvolvido pela Jeppesen, uma divisão da Boeing Digital Aviation, ficaram com os ecrãs “congelados”, impossibilitando o acesso aos mapas e cartas de navegação.

Ao USA Today, a American admitiu o problema e explicou que alguns pilotos precisaram de retornar com as aeronaves aos portões de embarque para reconectar via Wi-Fi e restaurar o software de navegação.

No Twitter, várias pessoas relataram o ocorrido, após comunicação da tripulação, justificando o atraso na descolagem. Foi de um suposto comentário da tripulação que veio a informação que toda a frota de aviões 737 teria sido afetada.

A American Airline, há aproximadamente dois anos, decidiu substituir os manuais aéreos impressos por versões digitais embarcadas em iPads, tanto para facilitar a vida das tripulações como para economizar. Pelas estimativas da companhia, num perspetiva anual, a troca equivaleria a 1,2 milhões de dólares.

Depois de receber a aprovação da FAA (Administração Federal de Aviação norte-americana), a companhia embutiu cerca de 8 mil tablets da Apple nas suas aeronaves, eliminando quase 16 quilos de papel por avião. A American havia sido a pioneira entre as grandes companhias a digitalizar a sua documentação de bordo. Até agora, nenhum problema havia ocorrido.

*Jocelyn Auricchio é jornalista da B!T no Brasil

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

15 horas ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

2 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

7 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

1 semana ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

1 semana ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

2 semanas ago