A ESET, especializada no desenvolvimento de soluções de segurança da informação, alertou para um novo esquema de fraude que circula nas redes sociais e tem como objetivo roubar as palavras-passe dos utilizadores. Para atrair as pessoas, os cibercriminosos utilizam vídeos de falsos sites no Facebook. Ao clicar na publicação, a vítima acede a um link encurtado e é direcionada para uma página falsa.
Ao contrário de outros códigos maliciosos que são ativados por um único tipo de vídeo, o novo golpe utiliza cinco falsos sites, com mais de 30 tipos de vídeos. A técnica utilizada ajuda a ampliar o número de potenciais vítimas do ataque.
Outra diferença das campanhas maliciosas anteriores é o facto de que, uma vez que o vídeo é selecionado pelo utilizador, a pessoa é direcionada para uma página na qual é solicitada a partilha do conteúdo na cronologia dos seus amigos.
Ao confirmar a opção, outra janela abre-se e uma nova autenticação na rede social é requerida. No entanto, trata-se de um domínio totalmente diferente, que, na verdade, é uma página falsa onde o cibercriminoso rouba as credenciais da conta do utilizador.
*René Ribeiro é jornalista da B!T no Brasil
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…