Facebook quer mais dos anunciantes indianos

Apesar de serem 132 milhões os utilizadores do Facebook na Índia, um número apenas ultrapassado pelos Estados Unidos, com 193 milhões, o retorno tem sido pouco expressivo a nível das receitas. A empresa ganha apenas 15 cêntimos por utilizador indiano a cada trimestre, o que fica muito abaixo dos sete a oito doláres que arrecada com cada utilizador norte-americano no mesmo período, de acordo com analistas consultados pela Reuters.

Para contornar o problema, o Facebook está a desenvolver ferramentas talhadas de acordo com o perfil dos anunciantes indianos. Uma das novidades é um e-mail de apoio aos publicitários para que possam tirar dúvidas e ter acesso a conselhos sobre as melhores formas de aumentar as vendas.

Existirá um novo tipo de anúncio, também feito à medida do mercado indiano, em que o consumidor clica num botão e faz uma chamada de forma automática para o anunciante; mas o utilizador não chega a gastar um cêntimo, porque o anunciante desliga e devolve a chamada de seguida.

A razão pela qual o Facebook não está a conseguir tirar o máximo potencial do mercado indiano reside no facto de este não reconhecer o valor das redes sociais para o mundo da publicidade, focando-se apenas nos anúncios de televisão. “Os anunciantes na Índia não estão cientes das redes sociais enquanto um conceito de marketing”, disse em declarações à Reuters um analista da Counterpoint.

“Precisamos de os ajudar a ver como as páginas de Facebook podem estimular o negócio”, disse Andy Hwang, diretor do Facebook para negócios pequenos e médios na região Ásia/Pacífico.

Como explica a Reuters, as empresas tecnológicas têm procurado a Índia e outros mercados na Ásia para crescerem já que a região tem dois terços da população mundial. E a Ásia é mesmo a zona em que o Facebook regista maior crescimento de utilizadores.

O Facebook avançou ainda que pretende aplicar a mesma estratégia noutros mercados emergentes como o Brasil, Indonésia e México.

Teresa Sousa

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Vive dividida entre a criatividade das letras e a precisão dos números. Foi por isso que ingressou nos cursos de Jornalismo e Gestão quase ao mesmo tempo. Mas é no primeiro que quer juntar o melhor dos dois mundos.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago