Facebook reforça luta contra “clickbait” no News Feed

São os chamados “clickbait” e o Facebook não os quer no News Feed. A rede social informou os detentores de Páginas de uma série de medidas que irão reduzir o sucesso desta estratégia, usada tanto por meios de comunicação social como blogues de empresas e outros sites.

“O nosso objetivo com o News Feed é mostrar às pessoas as histórias mais relevantes para elas, organizando-as de forma a que o que é mais importante para cada um apareça primeiro”, explicaram Alex Peysakhovich, cientista de pesquisa do Facebook, e Kristin Hendrix, investigadora de experiência de utilização.

Os comentários que os utilizadores têm feito indicam uma preferência por histórias autênticas, genuínas, e a pesquisa da equipa do News Feed é feita para ajudar a entender quais as publicações que a maioria considera enganadora e à beira de ser spam.

“Ouvimos das pessoas que querem, especificamente, ver menos histórias com títulos ou links do tipo clickbait”, explicam os responsáveis. Exemplo: títulos que omitem informação crucial para intrigar ou enganar, obrigando a pessoa a clicar para descobrir a resposta. Do tipo, “Quando ela levantou as almofadas do sofá e viu ISTO, fiquei em choque!”, ou “Não vai acreditar no que aconteceu quando ele pôs alho nos sapatos.”

“Para endereçar este feedback, vamos atualizar o ranking do News Feed para reduzir os títulos clickbait nas próximas semanas. Com este update, as pessoas vão ver menos histórias clickbait”, informam os investigadores.

Como é que o algoritmo identifica estas histórias? Percebendo o tipo de títulos em que a pessoa clica e regressa ao News Feed em segundos, não perdendo tempo a ler a história. O que o Facebook está a fazer agora é usar um sistema que identifica frases comuns usadas nestes artigos. Primeiro, uma equipa catalogou milhares de títulos como sendo clickbait, usando dois critérios – se omite informação necessária para entender o conteúdo, e  se exagera o tom do artigo para criar expectativas.

Depois, adaptou um sistema que determina se estas características estão presentes; é semelhante à forma como funcionam os filtros de spam.

Para os sites que usam esta técnica, são más notícias: o sistema identifica-os e despromove-os constantemente no News Feed. “Sites e Páginas que se baseiam em artigos com títulos clickbait deverão esperar um decréscimo da distribuição. As Páginas devem evitar títulos que omitam informação”, avisam os especialistas.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

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