Facebook lança Workplace para concorrer com Salesforce

O o lançamento acontece após mais de um ano em testes da solução corporativa. O Workplace será um concorrente mais ou menos direto da Salesforce, Convo e Slack.

A ferramenta estará disponível globalmente para todas as organizações e continuará a receber recursos e inovações, afirmou o Facebook.

O objetivo do Workplace é ajudar a promover uma cultura empresarial, inspirando os trabalhadores a participar e a comunicar, enquanto abraçam o digital e o mobile. Por outro lado, permite conversas bi-direcionais e democratiza a cultura do colaborador, em qualquer parte do mundo.

“O Workplace dá uma voz a todos, desde o CEO até ao novo estagiário, tanto para os colaboradores no escritório como para os colaboradores que trabalham com mobile”, explica a empresa de Mark Zuckerberg.

O Facebook diz também que esta é primordialmente uma solução móvel: como as pessoas passam mais tempo nos dispositivos mobile, as empresas querem ser capazes de alcançá-los onde estes estão e permitir a colaboração, dentro e fora do escritório, em todo o mundo e em todos os dispositivos.

Uma vantagem dessa solução frente a concorrência é sua familariedade, visto ser uma plataforma de comunicação que a maioria dos trabalhadores já conhece. “Não é necessário formação, visto que tem como base as características do Facebook que já são familiares aos utilizadores, como o News Feed, Grupos e Mensagens”, explica a rede.

Também permite ter um perfil profissional distinto do perfil pessoal, “sendo assegurada a segurança e privacidade de ambos.”

Atualmente, mais de mil organizações utilizam o Workplace. As principais regiões até agora foram Índia, Noruega, Estados Unidos, Reino Unido e França.

Uma novidade é o programa ‘Parceiro Workplace’, um ecossistema global de parceiros para ajudar os clientes a obter o máximo proveito do seu local de trabalho, de sistemas e suporte de integração que melhoram a ferramenta.

Tem também a funcionalidade ‘Grupos Multi-Empresa’, anunciada ontem, que permite que os colaboradores de várias empresas trabalharem em conjunto – por exemplo, fornecedores, agências e parceiros.

No lançamento da ferramenta, o Facebook apresenta o case do Yoma Bank, um dos maiores bancos privados de Myanmar – mais de 2.800 trabalhadores e 60 filiais em todo o país. Apenas 20% da empresa tinha email e estava online. A equipa utilizou o Facebook at Work (versão de teste) para colocar sua população online e reduzir despesas de viagens. Para além disso, a equipa de liderança utilizou o Facebook at Work para ajudar a levantar fundos para as vítimas das enchentes. Antes do Facebook at Work, apenas os executivos seniores tinham acesso à intranet e ao email, significando que num determinado momento, apenas 1/5 da empresa tinha acesso à informação correta.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago