Facebook lança Workplace para concorrer com Salesforce
Está confirmado: o Facebook lançou oficialmente a sua plataforma para empresas, que pretende levar o poder das redes sociais para dentro do local de trabalho. É o Facebook Workplace, novo nome do produto anteriormente conhecido como “Facebook At Work.”
O o lançamento acontece após mais de um ano em testes da solução corporativa. O Workplace será um concorrente mais ou menos direto da Salesforce, Convo e Slack.
A ferramenta estará disponível globalmente para todas as organizações e continuará a receber recursos e inovações, afirmou o Facebook.
O objetivo do Workplace é ajudar a promover uma cultura empresarial, inspirando os trabalhadores a participar e a comunicar, enquanto abraçam o digital e o mobile. Por outro lado, permite conversas bi-direcionais e democratiza a cultura do colaborador, em qualquer parte do mundo.
“O Workplace dá uma voz a todos, desde o CEO até ao novo estagiário, tanto para os colaboradores no escritório como para os colaboradores que trabalham com mobile”, explica a empresa de Mark Zuckerberg.
O Facebook diz também que esta é primordialmente uma solução móvel: como as pessoas passam mais tempo nos dispositivos mobile, as empresas querem ser capazes de alcançá-los onde estes estão e permitir a colaboração, dentro e fora do escritório, em todo o mundo e em todos os dispositivos.
Uma vantagem dessa solução frente a concorrência é sua familariedade, visto ser uma plataforma de comunicação que a maioria dos trabalhadores já conhece. “Não é necessário formação, visto que tem como base as características do Facebook que já são familiares aos utilizadores, como o News Feed, Grupos e Mensagens”, explica a rede.
Também permite ter um perfil profissional distinto do perfil pessoal, “sendo assegurada a segurança e privacidade de ambos.”
Atualmente, mais de mil organizações utilizam o Workplace. As principais regiões até agora foram Índia, Noruega, Estados Unidos, Reino Unido e França.
Uma novidade é o programa ‘Parceiro Workplace’, um ecossistema global de parceiros para ajudar os clientes a obter o máximo proveito do seu local de trabalho, de sistemas e suporte de integração que melhoram a ferramenta.
Tem também a funcionalidade ‘Grupos Multi-Empresa’, anunciada ontem, que permite que os colaboradores de várias empresas trabalharem em conjunto – por exemplo, fornecedores, agências e parceiros.
No lançamento da ferramenta, o Facebook apresenta o case do Yoma Bank, um dos maiores bancos privados de Myanmar – mais de 2.800 trabalhadores e 60 filiais em todo o país. Apenas 20% da empresa tinha email e estava online. A equipa utilizou o Facebook at Work (versão de teste) para colocar sua população online e reduzir despesas de viagens. Para além disso, a equipa de liderança utilizou o Facebook at Work para ajudar a levantar fundos para as vítimas das enchentes. Antes do Facebook at Work, apenas os executivos seniores tinham acesso à intranet e ao email, significando que num determinado momento, apenas 1/5 da empresa tinha acesso à informação correta.