Facebook lança aplicação Lifestage só para adolescentes
A rede social Facebook quer atrair novamente os mais jovens para a sua plataforma, e está a apostar na nova aplicação Lifestage. Nesta app, quem tem mais de 21 anos não entra.
Alguns meios estão a encarar o lançamento como um concorrente ao Snapchat; outros, como uma versão Facebook da aplicação Tinder. Será talvez um misto dos dois. O Lifestage, nesse momento, encontra-se apenas disponível para iOS (Apple).
O lançamento foi anunciado por Michael Sayman, do Facebook, num post partilhado na sua conta oficial na rede. Ele explicou que a empresa tem estado a trabalhar nesta app nos últimos dois anos.
“O Lifestage permite aos utilizadores construírem um perfil totalmente com ‘campos de vídeo’”, explicou o executivo. Na descrição da app, o Facebook diz que o Lifestage torna fácil e divertido “partilhar um perfil visual de quem você realmente é com os amigos da escola. Simplesmente capture e partilhe no seu perfil.”
“Quando a escola estiver desbloqueada, poderá aceder aos perfis de outros na comunidade, para que possa conhecer melhor pessoas perto de si, descobrir outras pessoas que partilham os mesmos gostos e conectar-se a elas.” O desbloqueio da escola acontece quando mais de 20 utilizadores se inscrevam e indiquem o mesmo estabelecimento de ensino como aquele onde estudam.
Ou seja, o essencial nesta app é o vídeo, não o texto. Ao contrário do que acontece com o Facebook, o utilizador é convidado a gravar o que está a pensar e usar esse vídeo como apresentação de perfil. Quem tem mais de 21 anos também poderá aceder à app e até gravar o seu vídeo, mas não poderá ver os perfis de outros utilizadores.
Qualquer comportamento abusivo poderá ser facilmente denunciado – deslizando os dedos sobre o perfil do abusador, o utilizador poderá denunciá-lo ou simplesmente bloqueá-lo.
“Tudo o que é publicado no Lifestage é sempre público e pode ser visto por qualquer pessoa, dentro ou fora da sua escola”, avisa o Facebook. “Não há forma de limitar a audiência dos seus vídeos. Não podemos confirmar que as pessoas que dizem estudar numa certa escola realmente o façam. Todos os vídeos carregados no perfil são conteúdos totalmente públicos”, alerta.
O registo na aplicação não requer que o utilizador tenha conta na rede social Facebook. O Lifestage terá “dezenas” de campos diferentes, como “Música” e “Escola”, para encontrar outras pessoas com os mesmos gostos.