Facebook investe na privacidade e publicidade móveis
Dada a crescente preocupação com a segurança das informações online, o Facebook revelou medidas que visam restringir o volume de dados acedidos e utilizados pelas aplicações móveis de terceiros e anunciou o lançamento da Facebook Audience Network, uma rede de publicidade móvel.
Desde 2010 que os utilizadores da maior rede social do mundo têm podido aceder a aplicações. Como tal, emergem vários receios concernentes ao acesso que essas mesmas aplicações têm à informação dos utilizadores quando são por eles experimentadas.
“As pessoas dizem-nos que por vezes temem a partilha de informação com as apps e querem mais alternativas e controlo sobre os dados pessoais que as aplicações recebem”.
O Facebook espera que a funcionalidade Anonymous Login venha mitigar essas preocupações. O sistema permitirá que os utilizadores possam experimentar as aplicações através do Facebook sem que tenham que partillhar a sua informação pessoal.
Na conferência para developers F8, decorrida em São Francisco, na Califórnia, o Facebook divulgou ainda um novo serviço para a difusão de anúncios por uma rede de aplicações móveis, algo que poderá vir a tornar-se numa nova e lucrativa fonte de receitas para a empresa.
Em termos gerais, o Facebook Audience Network permite que os programadores facilmente integrem vários anúncios nas suas aplicações móveis.
De momento, o Facebook está a enfrentar uma feroz competição na esfera publicitária das aplicações móveis, batalhando com o AdMob da Google e com o recentemente adquirido MoPub da Twitter.