Facebook lança ferramentas de medição ‘in-store’

Entre as ferramentas anunciadas pelo Facebook estão um medidor de visitas às lojas,  uma API para as conversões offline e um localizador de lojas.

“A mudança para o móvel aconteceu, mas a grande maioria das vendas acontece dentro das lojas”, refere Matt Idema, vice presidente de marketing de produtos monetização do Facebook.  “Com estes produtos, agora o Facebook consegue levar as pessoas às suas lojas a partir do móvel e medir os resultados para o seu negócio.”

O mais interessante é capaz de ser a plataforma para medir as conversões offline, que permite aos negócios medirem o impacto das suas campanhas de marketing no Facebook em transações que ocorrem em lojas, call centers e outros.

É algo que está relacionado com a ferramenta de visitas às lojas, que mostra o número de pessoas que viram um anúncio de reconhecimento de um negócio local e depois visitaram a sua loja física.

E para ajudar nesta transição, há o localizador de loja: uma solução rápida e nativa dentro do Facebook para ajudar as pessoas a localizarem lojas físicas. Os utilizadores podem clicar no mapa num anúncio  de reconhecimento de uma empresa para verem mais informações sobre locais próximos – sem sairem do anúncio ou aplicação, podem ver a morada, horas, número de telefone, website e tempo estimado de viagem para cada loja.

Um dos primeiros parceiros do Facebook nos testes a estas ferramentas foi a cadeia de retalho E.Leclerc, que chegou a algumas conclusões interessantes. Por exemplo, 12% das pessoas que clicaram num anúncio visitaram a loja num espaço de 7 dias, concluíram.

“É essencial para nós personalizarmos as nossas comunicações localmente e medirmos a sua eficiência”, avança diretor de media da cadeia, Matthieu Couturier. ” Graças às páginas locais dos nossos supermercados no Facebook, podemos reforçar a proximidade com os nossos clientes. Esta nova solução publicitária também nos permite medir quantas vezes os clientes vêm fazer compras, atribuindo-a a uma exposição ‘real’ em áreas comerciais precisas”, explica.

Informações mais detalhadas sobre a ferramenta disponíveis aqui, em inglês.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

24 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago