Facebook fecha parceria com 50 empresas de média para cobrir eleições

De acordo com a empresa, a parceria envolve redes de televisão, jornais e publicações online. A ideia é capitalizar na popularidade do serviço de vídeos ao vivo, Facebook Live, que tem conquistado não só utilizadores individuais como organizações de média, depois de começar com um lançamento limitado, virado para celebridades.

Essa iniciativa acontece num momento crítico para a rede rival Twitter, que tem se esforçado para captar as atenções dos utilizadores em momentos importantes, como grandes embates desportivos. A rede também está a aumentar o seu investimento no vídeo ao vivo – simultaneamente decidindo acabar com o Vine, uma app de vídeos muito curtos que era popular entre os mais jovens.

Cada organização de média incluída nesta parceria com o Facebook irá publicar um vídeo ao vivo de 15 minutos centrado na eleição presidencial em cada um dos 50 estados do país. O conteúdo será então destacado no site “Eleição 2016” do Facebook, com a hashtag #50states.

É importante salientar que o Facebook não irá colocar publicidade nestes streamings ao vivo. Mas o buzz gerado em torno dos vídeos poderá atrair mais utilizadores para a plataforma, tornando a rede mais apetecível para informação sobre as eleições e competindo com a perceção de “tempo real” do Twitter.

Jason White, que gere as parcerias de média do Facebook nos Estados Unidos, disse à Reuters que o Facebook Live é algo que funciona muito bem na plataforma.

“Nós queríamos dar algo aos média, especialmente meios locais, no qual se pudessem agregar no dia de eleições”, disse White, falando do projeto dos 50 estados. No futuro, a rede social talvez coloque anúncios nos intervalos do vídeo ao vivo, mas para já isso não acontecerá.

Na semana passada, o Facebook avisou os investidores de que o seu ritmo de crescimento no próximo trimestre iria abrandar, porque existe um limite para quantos anúncios a rede pode colocar sem chatear os utilizadores.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

5 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

6 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

7 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

2 semanas ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago