Facebook fecha parceria com 50 empresas de média para cobrir eleições

De acordo com a empresa, a parceria envolve redes de televisão, jornais e publicações online. A ideia é capitalizar na popularidade do serviço de vídeos ao vivo, Facebook Live, que tem conquistado não só utilizadores individuais como organizações de média, depois de começar com um lançamento limitado, virado para celebridades.

Essa iniciativa acontece num momento crítico para a rede rival Twitter, que tem se esforçado para captar as atenções dos utilizadores em momentos importantes, como grandes embates desportivos. A rede também está a aumentar o seu investimento no vídeo ao vivo – simultaneamente decidindo acabar com o Vine, uma app de vídeos muito curtos que era popular entre os mais jovens.

Cada organização de média incluída nesta parceria com o Facebook irá publicar um vídeo ao vivo de 15 minutos centrado na eleição presidencial em cada um dos 50 estados do país. O conteúdo será então destacado no site “Eleição 2016” do Facebook, com a hashtag #50states.

É importante salientar que o Facebook não irá colocar publicidade nestes streamings ao vivo. Mas o buzz gerado em torno dos vídeos poderá atrair mais utilizadores para a plataforma, tornando a rede mais apetecível para informação sobre as eleições e competindo com a perceção de “tempo real” do Twitter.

Jason White, que gere as parcerias de média do Facebook nos Estados Unidos, disse à Reuters que o Facebook Live é algo que funciona muito bem na plataforma.

“Nós queríamos dar algo aos média, especialmente meios locais, no qual se pudessem agregar no dia de eleições”, disse White, falando do projeto dos 50 estados. No futuro, a rede social talvez coloque anúncios nos intervalos do vídeo ao vivo, mas para já isso não acontecerá.

Na semana passada, o Facebook avisou os investidores de que o seu ritmo de crescimento no próximo trimestre iria abrandar, porque existe um limite para quantos anúncios a rede pode colocar sem chatear os utilizadores.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

7 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago