Facebook compete com a Apple e Google por trono mobile

O Facebook está determinado a tornar-se uma plataforma de eleição entre a comunidade dos programadores de aplicações móveis, visto que os developers não vêem ainda a rede social como uma plataforma de eleição que disponibilize uma ampla gama de ferramentas que fomentem o desenvolvimento de mobile apps.

A maior rede social do mundo abordou recentemente a finlandesa Huuuge, criadora do jogo Monster  Shooter, numa tentativa de convencer a equipa a desenvolver aplicações recorrendo às ferramentas oferecidas pela empresa liderada pelo jovem magnata Mark Zuckerberg.

De acordo com o fundador e presidente-executivo da Huuuge, Anton Gauffin, o apelo do Facebook foi em vão, e acrescentou que para além da empresa utilizar software da Apple, os developers não consideram que a rede social esteja na posse de ferramentas que facilitem a criação de aplicações móveis.

Esta semana, na conferência de programadores F8, em São Francisco, na Califórnia, o Facebook tentará reverter esta perceção.

A empresa fora, em tempos, uma plataforma de extrema relevante, onde os programadores, como a Zynga, publicavam os seus jogos. Contudo, grande parte dos developers (senão mesmo a sua maioria) migrou para a área das aplicações para smartphones.

Zuckerberg, determinado a conquistar programadores e a tornar-se a plataforma predileta para o desenvolvimento de aplicações móveis, disse que o Facebook está, com efeito, munido de software que facilita o processo da criação de mobile apps, e está também capacitado com ferramentas que permitem que os developers vendam os seus produtos aos 1,28 mil milhões de utilizadores da rede social.

Desta forma, quanto mais programadores conseguir o Facebook angariar e quanto mais conseguir que a sua tecnologia seja utilizada para o desenvolvimento de aplicações, mais elevada será a posição que conseguirá adquirir num universo de aplicações mobile tiranicamente governado pela Apple e pela Google.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago