Chama-se Explicas-me e responde na internet pelo mesmo nome. Contando já com mais de dois mil explicadores e centros de estudos registados a nível nacional, é um serviço completamente gratuito para os alunos que procuram apoio pedagógico, sejam do 1º, 2º, 3º Ciclos ou até Secundário e Ensino Superior.
Matemática, Português, Inglês, Francês, Física e Química, História, Geografia, Biologia e Geologia e Geometria Descritiva são apenas algumas das áreas e disciplinas atualmente mais procuradas no site.
“Desde o final do primeiro período de aulas que milhares de alunos e encarregados de educação têm contactado explicadores ou centros de estudos por todo o país através da plataforma, contribuindo para o sucesso da primeira fase de lançamento do Explicas-me”.
Fundado por cinco jovens oriundos de áreas como engenharia informática, gestão e web design, a plataforma, incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, tem ultrapassado todas as expectativas e conseguido uma rápida adesão.
De acordo com Renato Chainho, fundador da plataforma, a ideia nasceu de uma necessidade identificada: a dificuldade em encontrar um explicador. “Pesquisar em anúncios, pedir referências a colegas e ter ainda que telefonar a cada um dos contactos a solicitar informações e preços. No fundo tinha imenso trabalho e muitas vezes não encontrava a solução que procurava”, refere. E de um problema nasceu uma solução: “O Explicas-me resumiu todo esse trabalho a apenas 3 cliques e aumentou significativamente o leque de opções, pois por mais telefonemas que façamos, encontramos apenas uma pequena parte dos explicadores que estão realmente disponíveis na nossa área de residência”.
A simplicidade da pesquisa é a principal razão do sucesso da plataforma, garantem os criadores. Basta colocar a disciplina e o local de residência para de imediato acedermos a todos os resultados. Para além disso, é possível ainda segmentar esses resultados, através da seleção do grau de ensino e a ordenação por preço ou distância, entre outros filtros disponíveis.
Outra vantagem é a utilização de perfis definitivos em detrimento dos tradicionais anúncios temporários. Os perfis estão associados a uma pessoa e bastante completos: com foto, descrição, curriculum vitae e até um calendário com dias e horas a que o explicador está disponível.
Embora inteiramente gratuito para os alunos, o Explicas-me encontra a sustentabilidade financeira solicitando aos explicadores um pequeno investimento para receberem as solicitações dos alunos. Após um período experimental com oferta de dois contactos, os explicadores poderão continuar a ser contactados por alunos mediante uma mensalidade a partir de dois euros por mês, em que os mesmos não são deduzidos se não receberem solicitações.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…