Evento debate como Big Data revoluciona experiência de cliente no mobile

A CIONET, uma comunidade de executivos de TI na Europa que engloba mais de 4.300 CIOs e CTOs, realizou, no dia 5 de Junho, um evento subordinado ao tema da mobilidade. Esta iniciativa, que teve lugar na NOVA School of Business and Economics, teve como objetivo debater a mobilidade na vertente tecnológica, de experiência de cliente, segurança, conteúdos e modelos e processos de negócio.

O Mobility juntou mais de três dezenas de participantes e contou com Fernando Albuquerque, Diretor de Sistemas e Tecnologia na RTP, José Silveira, Applications Manager da Liberty Seguros, André Gil, Managing Partner da Bliss Applications e António Félix, Remote Channels Manager no ActivoBank.

O evento partiu de premissas simples, como ‘Se deixarmos a carteira em casa, não voltamos atrás, alguém há de nos pagar o almoço; mas se deixarmos o telemóvel em casa, de certeza que voltamos atrás para o ir buscar’.

Entre os várias tópicos debatidos, destaque-se o facto de algumas empresas verificarem já um maior volume transacional no mobile que no online e com ciclos de utilização também mais largos, como é o caso do ActivoBank. Desafios como uma maior exigência com tempos de resposta, uma menor complacência do utilizador com autenticações complexas, expectativas diferentes por parte de utilizadores Android ou iOS relativamente à forma de interação e experiência, entrega de algo útil e valorizado pelo cliente, necessidades distintas pelos vários interlocutores das empresas, foram também colocados em cima da mesa.

Já Fernando Albuquerque referiu ainda os desafios da monetização de conteúdos e da retenção de utilizadores. “Os conteúdos hoje em dia não são rentáveis. Ninguém os faz por serem rentáveis. Mas todos apostam em conteúdos. É um mercado em crescimento muito lento, mas constante, e temos que garantir o nosso lugar junto do utilizador”, afirmou.

Entre as principais conclusões potenciadas pelo encontro, destaque para o facto de muitas organizações ainda encararem a mobilidade como “a existência de mais um dispositivo”, havendo desafios para integrar a mobilidade com Big Data e Cloud. Paulo Guedes do BES acredita que o verdadeiro potencial de rentabilização da mobilidade está na conjugação destes pilares. “Estamos ainda numa fase de aprendizagem no que toca à mobilidade”, afirma, “o Big Data vai revolucionar a experiência de cliente no mobile”.

Por fim, foi ainda abordada a influência da mobilidade no desenvolvimento de cidades inteligentes. Projetos de gestão de estacionamento ou gestão de filas em serviços públicos que já se encontram em desenvolvimento, ou mesmo a domótica, foram abordados como exemplos de um caminho a ser percorrido com o recurso à mobilidade.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

2 dias ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

3 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

6 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago