Estudo: Universidades devem melhorar estratégias digitais

O documento revela que cerca de um terço dos estudantes considera que os sistemas de gestão académica não respondem às suas expetativas, e por isso estão menos inclinados a recomendar a sua universidade a terceiros.

Em comunicado, a empresa explica que o principal objetivo deste estudo foi avaliar até que ponto a disponibilização de uma boa experiência digital junto dos alunos do ensino superior contribui para aumentar as vantagens competitivas das universidades, e quais as perceções dos estudantes sobre as ofertas digitais oferecidas pelas suas universidades a nível da gestão académica.

O estudo foi conduzido pela DJS Research em março e abril de 2016, junto de uma base de 2.000 alunos do ensino superior, a tempo integral e a tempo parcial, nos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Benelux, Singapura, Austrália e Nova Zelândia.

Curiosamente, as respostas dos alunos – tanto a nível das licenciaturas, como das pós-graduações, foram bastante semelhantes em todos os países. Sendo que a principal conclusão deste estudo é a de que os alunos querem que as suas universidades melhorem a digitalização da gestão académica e da colaboração. Globalmente, 44% dos inquiridos afirmou que a gestão académica é pouco ou nada digital, sendo que mais de um terço dos inquiridos (36%) referiu que a gestão académica é de tal forma complexa que acabam por ter muito pouco tempo para estudar. Cerca de metade do total dos estudantes inquiridos (47%) afirmou esperar que o sistema de informação académica das suas universidades fosse mais fácil de gerir, sobretudo tendo em conta os elevados valores das propinas que pagam.

O estudo também concluiu que a ausência de soluções digitais modernas nos sistemas de gestão académica tem um impacto negativo na perceção que os estudantes têm das suas universidades. Assim, 41% dos inquiridos afirmou que teria uma experiência melhor se as interações fossem mais digitais e 41% revelou que estaria mais inclinado a recomendar favoravelmente a universidade que frequenta se a interação digital fosse melhor. Um quarto dos inquiridos possui uma opinião pouco favorável sobre as suas universidades, porque os sistemas de gestão de informação académica de que estas dispõem são pobres.

Um terço dos estudantes considera que há papel a mais, e revelou que fica frustrado com o volume e a complexidade dos processos administrativos. Os inquiridos manifestaram-se particularmente insatisfeitos com a gestão dos apoios financeiros, dos processos de mudança de curso, transferência e reingresso, e com a comunicação com os seus orientadores académicos. Foram também apontadas como outras áreas a melhorar: a gestão dos graus académicos e dos diplomas conferidos, o pagamento de propinas e outras despesas académicas, bem como os processos de admissão.

“Os resultados do estudo são convergentes com as preocupações que os nossos clientes nos reportam. Tipicamente, alunos, faculdades e funcionários confrontam-se nos seus campus com sistemas obsoletos e difíceis de utilizar, sobretudo porque há mais de uma década que o mercado dos Sistemas de Gestão de Informação Académica (SIS) não conhecia nenhuma inovação efetiva. Os sistemas de gestão académica que estão atualmente instalados nas instituições de ensino possuem em média cerca de 13 anos,” afirma em comunicado Jami Morshed, VP of the Global Center of Excellence for Education da Unit4. “E é por isso que tem havido tanta procura pelo nosso novo sistema de gestão académica de próxima geração – Unit4 Student Management System. É um sistema muito mais abrangente e simples de utilizar do que qualquer outro dos anteriormente disponibilizados no mercado. As Universidades debatem-se com uma concorrência feroz pela captação e retenção dos alunos. Aquelas que abraçarem a transformação digital e forem capazes de oferecer uma experiência digital semelhante àquela que os utilizadores esperam obter das aplicações disponíveis na tecnologia de consumo, com acesso a partir de todo o tipo de dispositivos, e que adicionalmente permitam aos estudantes gerirem todo o seu ciclo de vida académica, irão destacar-se das outras.”

Quando questionados sobre que tipo de experiência gostariam de ter, 87% dos estudantes inquiridos afirmou que gostaria de poder ter acesso a uma única aplicação acessível a partir de qualquer dispositivo e que lhes permitisse gerir todo o seu ciclo de vida académica. Mais de 8 em cada 10 dos estudantes inquiridos afirmou que ficaria mais satisfeito se a sua universidade implementasse um único sistema de informação de gestão académica integrado. Da mesma forma, 87% considerou que seria útil ter uma aplicação que mostrasse a sua atual posição e evolução na obtenção do seu grau académico. Esta aplicação foi também considerada crítica para ajudar os alunos a manterem-se informados.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

1 dia ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago