Estudo sobre DevOps regista redução de custos [com vídeo]

As empresas que implementaram DevOps, registaram um aumento de 23 por cento na rapidez das entregas de software, um aumento de clientes em 13 por cento e uma redução de dez por cento nos gastos em desenvolvimento e operações, segundo o estudo da CA Technologies.

As conclusões deste estudo mostra ainda que as empresas portuguesas e espanholas aumentaram a qualidade das suas aplicações de software em 19 por cento com a utilização de DevOps.

DevOps é uma metodologia que visa fomentar a colaboração entre as equipas que desenvolvem e testam as aplicações (Dev), e as equipas que as mantêm nos seus ambientes de produção (Ops). Para saber mais sobre a adopção de DevOps, a CATechnologies pediu um estudo à empresa VansonBourne, que realizou um inquérito a 1300 responsáveis pela tomada de decisões em TI, de 21 países, entre os quais Portugal e Espanha.

O estudo, intitulado TechInsightsReport: WhatSmartBusinessesKnowAboutDevOps, indica que a utilização da metodologia DevOps permitiu às empresas inquiridas em Portugal e Espanha obter uma melhoria no negócio entre cinco e 25 por cento a nível de aumento de receitas, rapidez na entrega de software ou serviços, número de clientes e colaboração entre departamentos, entre outros benefícios.

Em ambos os países, a utilização de DevOps trouxe importantes vantagens económicas para as empresas. Além de levar a um aumento das receitas em 25 por cento, os inquiridos que utilizam DevOps assinalaram uma melhoria de até 13 por cento no seu negócio, a qual é refletida em mais clientes, oportunidades de inovar com novos serviços e menores gastos em desenvolvimento e operações.

Por outro lado, mais de um terço das empresas (36 por cento) utilizam ou prevêem utilizar DevOps, enquanto 43 por cento dos inquiridos reconhece que a implementação de uma estratégia DevOps é agora mais necessária.

A colaboração está a impulsionar a procura por DevOps. Metade das organizações da Península ibérica estão a pedir uma maior colaboração entre as equipas de desenvolvimento e de operações. Cerca de 38 por cento estão a implementar DevOps devido às pressões das linhas de negócio para lançar aplicações de forma mais rápida. Os possíveis obstáculos para uma implementação DevOps estão relacionados com a forma como está organizado o negócio e com questões relativas aos orçamentos. O principal obstáculo é a complexidade organizativa – envolvimento de demasiadas pessoas ou departamentos e interdependências excessivas –, que é apontado por 47 por cento dos inquiridos em Portugal e Espanha. A falta de compreensão das fases de todo o ciclo de desenvolvimento e de quem é responsável por cada uma delas foi apontada por 35 por cento, e a falta de budget ou falta de clareza sobre que orçamento cobre cada elemento foi apontado por 32 por cento dos inquiridos.

“A CATechnologies tomou a liderança na identificação dos benefícios e desafios da adopção de DevOps”, apontou José Ferraz, SrSolutionStrategist, CATechnologies. “O estudo apresenta uma imagem clara do que as empresas podem esperar ganhar ao adoptar a nova estratégia e a transformação na sua organização de TI. DevOps está a passar da teoria para um enfoque estratégico essencial para todas as empresas”.

Metade das empresas inquiridas na Península Ibérica (52 por cento) vai medir o sucesso da sua estratégia DevOps em função de factores internos, como menores custos, menor número de erros (bugs), melhoria de eficiências, maior retorno do investimento e melhoria da colaboração entre departamentos, entre outros. Cerca de 26 por cento vai avaliar o êxito em função de métricas de negócio de carácter externo, como o aumento das receitas, tempos mais curtos de lançamento de produtos para o mercado, melhoria da posição competitiva e melhoria da experiência do cliente.

João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É Diretor Editorial do Grupo Netmediaeurope/America para o Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

16 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago