Estudo: simplificação das TI contribui para aumentar as receitas

O estudo ‘Simplifying IT to Drive Better Business Outcomes and Improved ROI’ da IDC, patrocinado pela Oracle, indica que a complexidade das TI se traduz numa quebra de receitas e cerceia a capacidade das empresas inovarem e crescerem. As empresas que participaram neste estudo e que já reduziram a complexidade das suas TI revelaram que conseguiram alcançar uma média de ganhos anuais na ordem dos 83 milhões de dólares.

Este estudo sublinha os desafios que a complexidade das TI está atualmente a colocar às empresas. Para o departamento de TI estes desafios passam por custos operacionais mais elevados, níveis de produtividade do pessoal mais reduzidos e limitação da capacidade de oferecer serviços dentro da empresa. Para as empresas, a complexidade das TI é responsável por diminuir o valor das receitas, a capacidade de inovação, os níveis de satisfação dos clientes e dos utilizadores, bem como das vantagens competitivas.

As empresas que participaram neste estudo revelaram ter sido capazes de alcançar ganhos no valor de 3,61 dólares por utilizador, através das suas iniciativas de simplificação das TI. Tendo a média das empresas estudadas cerca de 23 mil utilizadores de TI, o valor total anual dos ganhos auferidos por este meio totaliza os 83 milhões de dólares.

O relatório também conclui que a simplificação das TI alavanca outro tipo de benefícios além dos financeiros, como, por exemplo, a melhoria da produtividade dos utilizadores e a experiência dos utilizadores, e a aceleração do ‘time to market’.

Entre os esforços para simplificar as TI consideram-se, entre outros, a migração para a cloud, o investimento em engineered systems (não nos esqueçamos que este estudo é patrocinado pela Oracle) e a substituição dos sistemas legacy por aplicações modernas.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

Recent Posts

Vodafone vende cartões eSIM a bordo de aviões da TAP

Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…

14 horas ago

Chamadas suspeitas? Saiba como evitar burlas telefónicas

Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…

1 dia ago

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

3 dias ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

4 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

5 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago