Estudo refere que só 26% dos projetos de IoT alcançam pleno sucesso
O estudo da Cisco apresentado no IoT World Forum, em Londres, revela as principais chaves para a otimização de projetos de Internet das Coisas e conclui que 60% das iniciativas da IoT param na fase de aprovação do conceito.
O novo estudo, no qual foram entrevistados 1.845 profissionais de TI e diretores executivos dos Estados Unidos, Reino Unido e Índia de diversos setores que lideraram projetos de IoT, conclui que apenas um em cada quatro projetos de Internet das Coisas é bem sucedido.
A pesquisa refere a importância do “fator humano”, sendo que 54% dos entrevistados referem que a colaboração entre os Departamentos de TI e linhas de negócio é um fator de sucesso. Já 49% considera que a cultura tecnológica, em que chefes de equipa são promovidos para o Conselho de Direção, é essencial.
A verdade é que 60% dos entrevistados acreditam que, embora as iniciativas da IoT parecessem simples no papel, as mesmas são complexas. As principais barreiras citadas são o tempo para concluir; a limitação de experiência interna: qualidade dos dados; a integração da equipa e superar o que estava planeado inicialmente. O estudo indica que as organizações com maior sucesso das iniciativas IoT foram apoiados por ecossistemas de parceiros em cada fase do projeto.
Quanto aos benefícios, 73% dos inquiridos estão a utilizar dados dos projectos IoT para otimizar o negócio. As três principais vantagens referidas são o aumento da satisfação do cliente (70%), melhorias operacionais (67%) e maior qualidade dos produtos ou serviços (66%). Além disso, 39% referiu que o aumento da rentabilidade é o principal benefício não esperado.
Apesar dos desafios, muitos dos entrevistados estão otimistas sobre o futuro da IoT, 61% acreditam que estamos apenas no começo do que a IoT pode fazer pelo seu negócio.
“Todos os dias adicionamos objetos à Internet que nunca pensámos que poderiam ser conectados. Visto que nenhuma empresa pode cobrir todas as áreas, a maior oportunidade para o sucesso é a parceria com outros fornecedores para criar soluções que não só são conectadas, mas também que partilham dados capazes de se tornarem valor para organizações de qualquer setor”, referiu Inbar Lasser-Raab, Vice Presidente de Marketing de Soluções para Empresas da Cisco.