Categories: CloudNegócios

Estudo: empresas de TI que apostam na cloud têm mais sucesso

A IDC revela no seu relatório “Successful Cloud Partners 2.0” quais as chaves para o sucesso e crescimento das empresas de TI. A integração da tecnologia cloud é o caminho para a obtenção de melhores margens.

O estudo é da Internacional Data Corporation que evidencia um aumento do crescimento e dos resultados positivos de empresas que tenham aderido a soluções cloud há mais tempo face àquelas que apenas agora procuram esta tecnologia. O relatório “Successful Cloud Partners 2.0” foi realizado através de inquéritos a 700 parceiros Microsoft em todo o mundo.

De acordo com os dados disponíveis no relatório, as empresas que tenham apostado na cloud há uma média de três anos e meio e que façam uso dessa tecnologia para conseguirem 50 por cento das suas receitas, têm verificado um balanço mais favorável e um volume de negócio 1,5 vezes superior. Quanto às empresas que tenham aderido a esta estratégia mais tarde, para além de piores resultados, conseguiram também uma taxa de captação de novo clientes 1,3 vezes menor.

Ainda no âmbito da rede de clientes, as empresas direcionadas para soluções cloud apresentaram uma taxa de 43,1 por cento de receita originada por contratos realizados com novos clientes, enquanto que as restantes empresas conseguiram apenas 33,1 por cento. A IDC recomenda, por isso, às empresas a escolha da cloud, dizendo que “o tempo de agir é agora” para que ainda consigam beneficiar das características desta tecnologia.

Para atrair estes novos clientes é necessário também adaptar os serviços e produtos para que o alcance possa ser maior. Segundo a IDC, muitos dos parceiros Microsoft, inquiridos para este relatório, estão a colocar em prática propostas de venda pensadas para pequenas e médias empresas. Os POC, ou Proof of Concept, são soluções mais baratas com uma duração de 30 dias para que os clientes possam verificar os benefícios antes de se comprometerem totalmente.

Apostar numa presença digital mais forte, dando especial atenção ao marketing digital e a ferramentas de SEO, também poderá ser uma boa forma de tornar a empresa reconhecida. A IDC sugere ainda a criação de blogs, webinars e white papers para demonstrar todas as vantagens e capacidades dos serviços baseados na cloud.

Devido a esta relativa generalização da cloud, a IDC remete ainda para o facto de os vendedores destas soluções deverem adquirir um discurso menos técnico e mais preocupado com questões como a gestão ou a segurança, já que as decisões serão tomadas não só por especialistas em TI mas também por gestores executivos mais preocupados com rentabilidade.

Filipa Almeida

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago