Categories: EmpresasNegócios

Estudo do CEGEA destaca crescimento da Zon Multimédia

Um estudo do Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Faculdade de Economia e Gestão da Católica do Porto, revela que a Zon Multimédia é a única empresa portuguesa na área das tecnologias, media e telecomunicações que, entre 2007 e 2012, registou um crescimento expressivo em termos de ativo, volume de negócios e número médio de pessoal.

“Caracterização dos principais grupos económicos de comunicação social e sua evolução no período 2007-2012” é o nome do estudo que abrange grupos empresariais que publicam jornais e revistas, disponibilizam serviços de rádio e televisão e operam serviços de televisão ou outros meios de comunicação.

Segundo o documento, a Zon Multimédia destaca-se pela positiva, num período marcado por reestruturações, perdas de receitas de publicidade e redução de tiragens. O período deste estudo não abrange a fusão entre a Optimus e a Zon, que apenas foi concretizada este ano.

Os grupos Zon Multimédia, a Media Capital e a Sonaecom mantiveram taxas de rendibilidade positivas. No que diz respeito à rendibilidade operacional do ativo, no ano passo o grupo Cofina registou 9,4 por cento.

Entre os grupos que lideram na rendibilidade existem diversas diferenças. A Media Capital atua na área dos media e a Zon Multimédia e a Sonaecom atuam no negócio das telecomunicações.

Entre 2007 e 2012, período em que foi elaborado o estudo, os grupos Sonaecom e Zon Multimédia realizaram nos segmentos Telecomunicações e Triple-play investimentos médios anuais em ativos fixos tangíveis que representam mais de 70 por cento do total dos ativos afetos pelo grupo Media Capital, no ano passado, ao segmento Televisão e ultrapassam em mais de 35 por cento o total dos ativos dedicados a esta atividade pelo grupo Impresa.

Todos os grupos analisados, exceto a Zon Multimédia, registaram um decréscimo no ano passado relativamente à evolução do volume de negócios. A maior quebra face ao exercício anterior foi sentida pelo grupo Media Capital, com menos 29,9 por cento.
Os grupos económicos analisados foram responsáveis por um volume global de negócios de 2418 milhões de euros em 2012, empregando 9505 pessoas e gerindo ativos que totalizaram os 4808 milhões de euros.

Cátia Colaço

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago