A NOS e o Benfica apresentaram o primeiro estádio 5G em Portugal.
A operadora dotou o estádio do Sport Lisboa e Benfica com cobertura 5G, permitindo aos adeptos e a toda a estrutura colaborativa do Clube “tirarem partido das características mais disruptivas desta nova tecnologia”, pode ler-se em comunicado de imprensa.
Nesse sentido, o 5G vai permitir aos mais de 65 mil adeptos que o Estádio do Sport Lisboa e Benfica comporta, “uma experiência de acesso à internet móvel em média 10 vezes mais rápida, com velocidades superiores a 1 Gbps“.
Isto significa downloads e uploads de fotografias ou vídeos “de forma quase instantânea”, ou videochamadas sem qualquer interrupção, com o estádio na sua máxima capacidade.
Também a capacidade da rede será maior, sendo possível processar um volume muito maior de dados dentro do estádio.
Antes da pandemia, com a presença de público, a média de volume de dados por jogo ultrapassava 1 Terabyte, sendo expectável que com o 5G “este número duplique ou triplique, dependendo da adesão das pessoas à tecnologia”, diz ainda a NOS.
O 5G vai permitir, a quem assiste aos jogos do Benfica, acesso a conteúdos de forma totalmente imersiva, graças à combinação desta tecnologia com outras como a realidade virtual ou aumentada.
Permitirá ainda o acesso a estatísticas do jogo ou dos jogadores em tempo real, possibilidade de escolher o ângulo a partir do qual se quer ver o jogo, ativando em tempo real uma das muitas câmaras que estão a ser utilizadas na emissão, ou possibilidade de fazer streaming de vídeo em direto, em alta qualidade e definição.
Segundo Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS, “este é um marco tecnológico de enorme relevância para a NOS, quer pela construção do nosso caminho de liderança no 5G, quer pela transformação do Estádio do Sport Lisboa e Benfica numa arena desportiva altamente digital e inteligente, única em Portugal”.
A cobertura 5G do Estádio da Luz é assegurada através de um sistema de antenas 5G em cada uma das palas do estádio, que garante a cobertura das bancadas, sendo complementada por um sistema de células 5G para cobertura de zonas estratégicas do Estádio, como Centro de Imprensa, Camarote Presidencial ou Camarote NOS.
O projeto tecnológico envolveu uma equipa de mais de 20 profissionais, num trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 6 meses.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…