Um especialista em segurança da virtualização, Sérgio Leandro, apresenta um conjunto de dicas para manter as empresas seguras da espionagem na cloud.
Isto explica-se pelos diversos benefícios que a cloud proporciona, como a implantação mais rápida de recursos computacionais, a redução das despesas operacionais e a facilidade de gerenciamento dos processos de negócios.
No entanto, os gestores de Tecnologias da Informação mostram-se bastante preocupados relativamente à segurança das informações.
Atualmente já existem prevenções e certificações de segurança que protegem os dados e aplicações na cloud. Um especialista em segurança da virtualização apresenta uma série de dicas de como manter uma empresa segura.
A primeira delas assenta na confidencialidade, integridade e disponibilidade. Para garantir a segurança da informação na cloud é necessário ter em consideração a confidencialidade, uma vez que esta limita o acesso à informação, a integridade, garantindo a manutenção de todas as características originais da informação manipulada, e a disponibilidade, que garante que a informação esteja sempre disponível para uso legítimo.
A segunda dica é a integração com os utilizadores. O acesso dos utilizadores à cloud deve ser controlado através da eliminação de pessoas compartilhadas, de rotinas de verificações dos registos de acesso à rede, do alinhamento do processo de admissão, demissão e manutenção dos funcionários com a área de Recursos Humanos, da padronização da complexidade de senha para acesso dos utilizadores e do controlo dos acessos fora da cloud.
As empresas devem também optar pela execução de um programa no servidor físico para responder pela segurança de todas as máquinas virtuais e dos seus sistemas operacionais. É também preciso proteger as camadas físicas e virtuais da cloud de modo a prevenir ataques.
Para manter a integridade e confiabilidade dos dados na cloud é necessário dotar todos os equipamentos de proteção ativa contra vírus, spyware e malwares, sempre atualizados com a última versão disponível.
A criptografia dos dados que circulam entre máquinas virtuais e a cloud é também uma medida que reforça a segurança.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…