Categories: Cloud

ESPECIAL | PHC: cloud está hoje muito mais competitiva

O tema governança é, hoje, a principal dúvida das empresas quando pensam a sua abordagem ao cloud computing? Que outras dúvidas assolam os vossos clientes?

O cloud computing reflete uma tendência importante na evolução tecnológica e na gestão empresarial, que passa por proporcionar às equipas acesso aos seus instrumentos de trabalho em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo. Essa evolução, como qualquer outra, faz com que as empresas reflitam de forma responsável e nos coloquem questões que espelham as suas preocupações com algo que lhes é novo. A governança é uma delas, mas também a segurança e os custos. São questões naturais e que demonstram a importância de escolher um parceiro de confiança e com experiência provada em software de gestão.

Por exemplo, existem normas suficientes para suportar o movimento de dados de uma plataforma de cloud computing para outra?

Hoje, é mais fácil do que foi no passado. Os sistemas proprietários complicavam esse processo e felizmente deram-se passos importantes para ultrapassar algumas dificuldades. No entanto, não existem standards e alguns tipos de movimentos entre plataformas podem ser muito complexos – pelo menos, ainda.

A IDC (International Data Corporation) divulgou uma pesquisa na qual expressa que no primeiro trimestre do ano passado os investimentos globais em cloud eram cerca de 26%, enquanto que o mesmo número, quando se trata de investimentos na infraestrutura física, aumentaram 6,1%. Confirmam esta tendência?

Esses números são interessantes, mas devem ser lidos com alguma cautela. Nem todas as realidades se enquadram nessa descrição. No que respeita ao software de gestão, por exemplo, as empresas que têm estruturas mais leves, como as micro empresas, têm maior apetência para este investimento. A procura da nossa solução Fx demonstra de forma clara esta tendência. No entanto, a transição está a efectuar-se com menor aceleração nas empresas com estruturas maiores.

As consultoras advogam ainda que a adoção da nuvem em larga escala e a concorrência entre os fornecedores das tecnologias tem diminuído o custo da nuvem privada. Corroboram esta opinião?

Sem dúvida. A ‘cloud’ está hoje muito mais competitiva. E, em grande parte, deve-se ao aumento de concorrência que reajusta a curva da oferta e da procura. O resultado é uma erosão dos preços, mas também uma exigência maior ao nível da inovação. É também por isso que na PHC investimos tanto em Investigação e Desenvolvimento. Em 2015 foram 1,6 milhões de euros.

O que tem vindo a mudar, em Portugal, na adoção do cloud computing por parte das empresas?

Nota-se uma maior compreensão sobre a ‘could’, os benefícios de produtividade e capacidade de resposta que proporciona. As micro empresas têm abraçado esta oportunidade e estão a adaptar-se mais rapidamente ao futuro do software de gestão. As PME têm feito este caminho de forma gradual, mas estão hoje mais conscientes do valor da ‘cloud’ e da mais valia que está traz ao seu negócio.

Mais do que uma guerra pelas infraestruturas, agora vamos ter uma verdadeira luta pelas aplicações?

O mercado vai continuar a competir em todas essas áreas. Sem infraestruturas não há aplicações; são ambas parte integrante da ‘cloud’. Estou convicta que vamos continuar a ver novidades nas infraestruturas que permitem mais e melhores novidades nas aplicações. É isso que se espera do mundo da tecnologia: inovação constante em todas as áreas que se complementam.

O que distingue a vossa abordagem à cloud dos restantes players?

A personalização e facilidade de adaptação às necessidades dos clientes. O DNA das soluções PHC é permitir que os utilizadores tenham soluções à sua medida, com oferta total e liberdade de escolha. Temos soluções, tanto em ‘cloud’ privada como pública, que permitem uma verdadeira liberdade para a mudança. E vamos trazer novidades muito interessantes ainda neste semestre.

 

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

5 horas ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

5 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

6 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

1 semana ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

2 semanas ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago