Categories: Negócios

ESPECIAL 2015 | Create It: A conquista de projetos internacionais de dimensão relevante

Em termos de negócio internacional, e no segundo semestre, 20% do volume de negócios da empresa foi já gerado em projetos para clientes na Irlanda e na Bélgica sendo as perspetivas para futuro muito positivas, diz o executivo.

“Em termos de projetos, lançámos vários projetos de e-commerce nomeadamente a nova loja da Well’s e a nova loja de Brinquedos para o Continente Online, a nova plataforma de E-Commerce do Grupo Pestana e a nova solução de quiosque para personalização de guardanapos para a Renova. Lançámos também vários outros projetos, que suportam atividades críticas do negócio dos nossos clientes, de que são excelentes exemplos o Portal de Cliente da Luz Saúde ou a nova solução de gestão de limites de exposição para o segmento de empresas e negócios desenvolvida para o Banco BPI, ou ainda projetos como a Enterprise Social Network utilizada pelo Grupo Ascendum a nível Global”.

Hoje, Nuno Guerra admite que em termos de negócio, e quando comparado com 2014, existe uma evolução favorável do investimento em TI em consequência da necessidade crescente de investir estrategicamente na transformação digital das organizações. “Só desta forma é possível potenciar o crescimento do negócio não apenas à escala nacional mas também à escala internacional, potenciando a internacionalização do nosso tecido empresarial. Acreditamos que, nesta fase, a maior disponibilidade e facilidade de acesso a capital e recursos para investimento permitirá também em 2016 uma maior aposta estratégica em iniciativas de investimento focadas na criação de valor conciliando naturalmente as mesmas com a necessidade continua de otimização de processos e custos operacionais”.

Para a Create It, o ano de 2015 foi pois um ano de crescimento e consolidação da relação com um conjunto importante de grandes clientes, tendo também surgido novos projetos internacionais com dimensão relevante no Norte da Europa, nomeadamente na Irlanda e na Bélgica.

Relativamente ao mercado, Nuno Guerra diz que a transformação digital das organizações contou e contará com um forte investimento a dois níveis. “Por um lado, o principal driver deverá ser a transformação digital do próprio negócio das organizações, potenciando estratégias omni-channel integradas e focadas na mobilidade, no big-data e na cloud. Existirá ainda uma segunda dimensão particularmente relevante, a transformação digital da forma de trabalhar das próprias equipas no seio das organizações, potenciando de forma crescente a alteração das práticas das equipas, com recurso a soluções de produtividade integradas com as soluções de suporte ao negócio, dinamizando as forças de trabalho que são e se pretendem cada vez mais ágeis e colaborativas num contexto mais móvel e global”.

No ano de 2015 ocorreram três marcos principais para a Create It. Primeiro, a mudança de escritório, processo efetuado em modelo de decisão participado e ágil, quer no que toca à escolha do novo espaço, quer no que toca à definição do projeto de arquitetura do novo escritório, explicou o CEO.

“Esta mudança acontece pois para dar mais e melhores condições de trabalho a uma fantástica equipa, em crescimento, que bem as merece. Em segundo lugar, o lançamento de vários projetos muito relevantes, conforme já referido, que resultaram mais uma vez no reconhecimento ao mais alto nível em termos internacionais com a nomeação da Create It como finalista na categoria de Most Innovative Hybrid/Cloud Solution com a plataforma de e-commerce do Grupo Pestana. Esta solução, que suporta cerca de 20 milhões de euros de vendas online, está hoje distribuída geograficamente numa arquitetura híbrida de características únicas, perfeitamente integrada com os múltiplos sistemas de suporte ao negócio do Grupo Pestana. Em terceiro, o crescimento do negócio a nível internacional e o início da relação com clientes na Irlanda e na Bélgica. Já no início de 2016, a excelente notícia de que contamos novamente com um Microsoft MVP (Microsoft Most Valuable Professional) na nossa equipa, o maior reconhecimento do investimento feito na excelência das nossas pessoas e também o investimento constante destas na sua valorização pessoal”.

Para 2016, a expectativa da empresa é crescer mais uma vez a dois dígitos em termos de volume de negócios e dimensão. “Verificando-se hoje que muitas empresas estão já na era da transformação digital, acreditamos que haverá uma crescente necessidade de implementação de estratégias omni-channel e uma necessidade de fusão crescente entre os mundos físico e digital”. Nuno Guerra admite que esta transformação torna-se particularmente importante em face de uma realidade em que existe uma proliferação nas formas de contacto com as organizações, bem como um crescente volume de informação que precisa ser integrada e considerada nos processos de negócio das organizações. “Assim, é necessário reinventar as organizações, redefinindo o percurso do cliente, reinventando os processos operacionais e de negócio em face desses novos percursos, e repensando os próprios modelos de negócio para rentabilizar estas novas realidades”.

O executivo salienta que existem já hoje excelentes exemplos de organizações que olham para este novo potencial, apostando em estar na vanguarda desta transformação. “É com estas organizações que estamos, gostamos de estar, e queremos continuar a estar. É pois nossa expectativa continuar a criar relações de estreita colaboração, constituindo equipas ágeis e dinâmicas que potenciam esta transformação no seio das organizações”.

Para alcançar estes objetivos Nuno Guerra baseia-se na confiança e satisfação que sente relativamente à qualidade das soluções entregues e compromisso no sucesso das iniciativas levadas a cabo conjuntamente com os clientes. “Adicionalmente, a presença assídua em comunidades, eventos e workshops internacionais bem como a candidatura a prémios, são uma excelente forma de nos compararmos com o que de melhor se faz nas nossas áreas de atuação em termos internacionais, exigindo mais de nós a cada dia”.

Por último, o executivo salientou a experiência de trabalho das pessoas na e com a Create It. “Leva a que elas próprias sejam um excelente veículo de promoção daqueles que são os nossos valores e da nossa forma de trabalhar, potenciando a Inovação e a Excelência na área da tecnologia e da engenharia associada ao desenvolvimento de soluções críticas de suporte ao negócio dos nossos clientes”.

 

 

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

2 dias ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

3 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

6 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago