Categories: EmpregoGestão

Como escrever um CV para a área das TIs – Tecnologias da Informação

No que refere a escrever um CV nesta área profissional, as escolhas feitas em termos do que dispõe ou não no CV podem marcar a diferença entre avançar para a fase de entrevistas ou falhar no primeiro obstáculo. Para o auxiliar a sobressair e a alcançar o seu próximo desafio profissional, partilhamos alguns conselhos para aplicar na construção do CV. 

A melhor abordagem num CV de TIs:

É importante que um CV deste setor não tenha mais do que duas páginas – por isso não coloque toda a sua experiência de trabalho e aptidões. Escreva-o com uma estrutura sólida e de leitura fácil. Apesar de ser uma área técnica, um documento complexo não irá marcar a diferença perante o consultor de recrutamento. Assim, apresente-o de forma profissional que irá captar a atenção de qualquer potencial cliente. 

Adapte o CV para uma função específica

Muitas pessoas preferem utilizar um CV genérico e enviá-lo às empresas potenciais contratadoras, mas uma estratégia que pode resultar consiste em ter alguns CV que permitam adaptar a candidatura a uma função específica e construir o currículo rapidamente. Existem diversas áreas de TI, pelo que após criar o CV principal, é possível modificar ligeiramente dependendo da função à qual a pessoa se candidata. 

Como guia estrutural, pode começar-se por aqui:  

  • Sumário Pessoal
  • Conquistas / Achievements
  • Experiência de trabalho
  • Aptidões e Competências Importantes
  • Qualificações Académicas

Examine o descritivo funcional e compare os requisitos da função com aqueles que possui no CV. Dê vida às áreas importantes e inclua as aptidões que previamente pode ter excluído. Decida quais as aptidões que deverão estar destacadas dependendo da função.  

Sumário Pessoal

Implemente um sumário eficaz, ou seja, crie um resumo que enalteça a sua experiência para captar a atenção do consultor de recrutamento e dê exemplos de destaque na carreira/experiência profissional.  

Conquistas / Achievements

Garanta que é curto, conciso e memorável – e de leitura fácil. Pode sumarizar as suas ambições e dar contexto extra às suas conquistas e utilize exemplos nos quais marcou realmente a diferença. 

Experiência de trabalho

Enalteça os mais recentes projetos no setor e fale das tarefas importantes que completou, através de exemplos concretos. Se teve responsabilidades executivas, indique-as também. Se tais foram em design, criar um software, desenvolver, lidar com informação ou dar suporte, inclua-o. Seja claro em relação às informações específicas do trabalho anterior. Inclua o máximo de informação possível e se atualmente não exerce funções, torne-o claro. O contratador pode estar à procura de alguém para começar logo trabalhar.

Aptidões e Competências Importantes

Existem várias áreas diferentes em Tecnologias de Informação, mas as competências e aptidões gerais que se devem ter são:

  • Compreensão de tecnologias existentes e a emergir e princípios de design;
  • Estar confortável com arquitetura técnica e sistemas de integração;
  • Ter competências em gestão de projetos;
  • Priorizar a carga de trabalho;
  • Ter boa comunicação com os vários níveis hierárquicos;
  • Ser competente na função e processar eficazmente informação importante;
  • Pensar estrategicamente
  • Saber adaptar-se.
     

Qualificações Académicas

As formações e certificações incluem uma ampla variedade de subsetores que são a resposta aos métodos de qualificações a escolher para cada indivíduo. A melhor forma de abordar é considerar a sua área laboral de preferência e depois ver quais as qualificações oferecidas na área Pretende dizer-se que deverá formar-se na área em que pretende fazer carreira. Por exemplo, se estiver interessado em inteligência artificial ou robótica, informática forense ou informação tecnológica de negócios, pode seguir um caminho de formação profissional em determinada área. As outras opções tais como cursos base, como Engenharia Informática ou Informática de Gestão, por exemplo são desenhados para fornecer uma visão geral.

Ao ser selecionado para uma entrevista, pesquise acerca da empresa que o vai entrevistar e informe-se sobre a dimensão da empresa, quantos escritórios possui e o seu volume de negócios anual. Se chegar à fase de entrevista, é provável que o consultor de recrutamento fique impressionado com a sua pesquisa sobre a empresa. Deve abordar o seu CV profissionalmente, focando todas as capacidades técnicas, as tecnologias que domina e a experiência relevante.

Boa sorte!

João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É COO e Editor-inChief do Grupo Netmediaeurope/America no Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

2 dias ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

3 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

6 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago