Categories: MobilidadeSmartphones

Escândalo Note 7 não afetará marca Samsung no longo prazo, diz IDC

A pesquisa da consultoria foi feita logo após o anúncio da recall total e fim da produção do Note 7. Abrangeu três grupos de consumidores: os que já possuem smartphones Samsung, os que tiveram um celular da marca no passado e outros que nunca tiveram um smartphone da empresa.

“Embora a recall do Note 7 tenha sido desafiante para a Samsung, os dados dessa pesquisa indicam que a maioria dos consumidores não se sentem afetados, o que é uma boa notícia para a empresa”, explica o diretor de pesquisa Ramon Llamas. Existe, sim, uma minoria de clientes que não vão querer voltar a comprar smartphones Samsung no futuro, e por isso a marca tem que tentar recuperar sua confiança. “Até ao momento, a Samsung ofereceu incentivos monetários, mas, no fundo, os consumidores querem entender as causas do problema e como eles pretendem resolvê-las.”

Entre as conclusões mais interessantes do estudo estão as seguintes:

  • Metade dos clientes de Note 7 inquiridos (uma pequena porção do total) disseram que já escolheram ou vão escolher um iPhone da Apple para substituir seu smartphone. 17% disseram que iriam escolher outro celular Samsung. A maioria pretende devolver o smartphone danificado em uma loja física.
  • A recall do Note 7 não parece estar afetando a marca Samsung de uma forma generalizada. A maioria dos inquiridos disseram que isso não iria impactar decisões futuras de comprar outros produtos da empresa, como televisões.
  • A percepção das ações da Samsung em resposta ao problema foi neutra ou positiva. De forma surpreendente, 13% dos inquiridos não sabiam sequer do que se tratava.

“A recall do Note 7, e suas repercussões, representa um evento significativo no mundo da eletrônica de consumo”, pontua o diretor de pesquisa de celulares Anthony Scarsella. “Embora a recall possa ter tido um impacto adverso na marca no curto prazo, a verdade é que a Samsung continua sendo a líder do mercado mundial de smartphones”, sublinha. A empresa terá de enterrar esse assunto rapidamente e focar seus esforços na produção de um Galaxy S8 “estelar”, diz o analista.

“Se for bem sucedido, os consumidores irão esquecer rapidamente o fiasco do Note 7, se o S8 tiver capacidade de entregar em todas as frentes.”

Por opção editorial este texto foi escrito em português do Brasil
Leia também : Leiria não existe?
Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 dias ago

Nova SBE Executive Education lança formações 100% financiadas pelo IEFP

São três formações especialmente desenhadas pela Nova SBE, destinadas a dotar os profissionais com competências-chave…

2 dias ago

Vanda Sofia Gonçalves é a nova Country Manager da Ricoh Portugal

A profissional conduzirá o destino da multinacional em Portugal como integrador de serviços digitais para…

3 dias ago

OPPO revela iniciativa de IA Agêntica no Google Cloud Next 2025

Até ao final de 2025, a marca pretende capacitar quase 100 milhões de utilizadores em…

4 dias ago

Vodafone vende cartões eSIM a bordo de aviões da TAP

Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…

1 semana ago

Chamadas suspeitas? Saiba como evitar burlas telefónicas

Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…

1 semana ago