Categories: MobilidadeSmartphones

Escândalo Note 7 não afetará marca Samsung no longo prazo, diz IDC

A pesquisa da consultoria foi feita logo após o anúncio da recall total e fim da produção do Note 7. Abrangeu três grupos de consumidores: os que já possuem smartphones Samsung, os que tiveram um celular da marca no passado e outros que nunca tiveram um smartphone da empresa.

“Embora a recall do Note 7 tenha sido desafiante para a Samsung, os dados dessa pesquisa indicam que a maioria dos consumidores não se sentem afetados, o que é uma boa notícia para a empresa”, explica o diretor de pesquisa Ramon Llamas. Existe, sim, uma minoria de clientes que não vão querer voltar a comprar smartphones Samsung no futuro, e por isso a marca tem que tentar recuperar sua confiança. “Até ao momento, a Samsung ofereceu incentivos monetários, mas, no fundo, os consumidores querem entender as causas do problema e como eles pretendem resolvê-las.”

Entre as conclusões mais interessantes do estudo estão as seguintes:

  • Metade dos clientes de Note 7 inquiridos (uma pequena porção do total) disseram que já escolheram ou vão escolher um iPhone da Apple para substituir seu smartphone. 17% disseram que iriam escolher outro celular Samsung. A maioria pretende devolver o smartphone danificado em uma loja física.
  • A recall do Note 7 não parece estar afetando a marca Samsung de uma forma generalizada. A maioria dos inquiridos disseram que isso não iria impactar decisões futuras de comprar outros produtos da empresa, como televisões.
  • A percepção das ações da Samsung em resposta ao problema foi neutra ou positiva. De forma surpreendente, 13% dos inquiridos não sabiam sequer do que se tratava.

“A recall do Note 7, e suas repercussões, representa um evento significativo no mundo da eletrônica de consumo”, pontua o diretor de pesquisa de celulares Anthony Scarsella. “Embora a recall possa ter tido um impacto adverso na marca no curto prazo, a verdade é que a Samsung continua sendo a líder do mercado mundial de smartphones”, sublinha. A empresa terá de enterrar esse assunto rapidamente e focar seus esforços na produção de um Galaxy S8 “estelar”, diz o analista.

“Se for bem sucedido, os consumidores irão esquecer rapidamente o fiasco do Note 7, se o S8 tiver capacidade de entregar em todas as frentes.”

Por opção editorial este texto foi escrito em português do Brasil
Leia também : Leiria não existe?
Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Polícia irlandesa escolhe Unipartner para melhorar gestão de documentos e casos

An Garda Síochána selecionou a consultora nacional para ajudar a otimizar a gestão de documentos…

19 horas ago

SISQUAL WFM simula dificuldades da gestão da força trabalho

Objetivo passa por mostrar as ferramentas necessárias para a criação do “horário ideal”, e como…

2 dias ago

agap2 Indústria lançada com olho competitividade

A empresa desenvolve R&D, Production & Industrialization e Integrated Operations para empresas de setores de…

3 dias ago

Indra em destaque no índice de sustentabilidade Dow Jones

Em termos de governança, a empresa obteve a classificação mais alta possível em áreas-chave como…

4 dias ago

TCL apresenta novidades na CES 2025

Além da sua linha de produtos, na CES 2025, a presença da TCL enfatizará as…

7 dias ago

Na época festiva, cresceram as fraudes online

Os especialistas em cibersegurança da Kaspersky identificaram várias fraudes proeminentes que visam consumidores de diferentes…

1 semana ago