Ericsson e Zenuity fazem parceria para carros autónomos

A Ericsson e a joint venture, que reúne a Autoliv e a Volvo Cars, vão trabalhar para desenvolver a plataforma Zenuity Connected Cloud, que agilizará a chegada ao mercado de soluções na nuvem para fabricantes de equipamentos originais (OEMs).

Segundo as companhias, a oferta consistirá em software de bordo integrado a outras funções do veículo, sensores de bordo e funções de suporte na nuvem que proverão dados provenientes de outros veículos e da infraestrutura cloud. A solução permitirá que os carros autónomos tenham uma melhor orientação graças a informações e eventos de trânsito em tempo real. 

“A Zenuity foi fundada para desenvolver o software e as soluções que a indústria precisa para criar um ecossistema automóvel conectado e verdadeiramente global. Dedicados a aumentar a segurança através de software e de funções de ADAS e de AS, o nosso conhecimento exclusivo em ADAS e tecnologias autónomas, combinadas com a liderança tecnológica da Ericsson em soluções complexas de conectividade, traz ganhos para todo o setor automóvel”, refere, em comunicado, Dennis Nobelius, CEO, Zenuity.

“Juntos forneceremos aos OEMs soluções na nuvem exclusivas, robustas e escaláveis, com chegada muito mais rápida ao mercado, permitindo que todos aproveitem as possibilidades aparentemente infinitas do ecossistema automóvel conectado do futuro”, acrescenta o executivo.

A solução será disponibilizada através da plataforma IoT Accelerator da Ericsson, uma solução IoT de ponta e escalável, que será adaptada segundo as necessidades específicas de ADAS e de veículos autónomos, proporcionando a robustez, a capacidade de resposta e a segurança necessárias.

“A conectividade está a reformular o futuro do transporte, e a Ericsson tem uma posição central com a plataforma IoT Accelerator, que é a base do ecossistema automotivo conectado. Trabalharemos em conjunto com a Zenuity para desenvolver uma oferta verdadeiramente completa, que permita altos níveis de condução por meio de software e funções de ADAS e AD”, afirma Niklas Heuveldop, Vice-presidente Sénior, Diretor de Estratégia e Diretor de Tecnologia e Negócios Emergentes da Ericsson.

A oferta criada pela Ericsson e pela Zenuity será vendida e promovida pela Autoliv a fabricantes de automóveis em todo o mundo.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago