Categories: EmpresasNegócios

Ericsson e Apple guerrilham sobre patentes

A Ericsson disse hoje ter submetido uma queixa contra a Apple, acusando a fabricante de iPhones de utilizar indevidamente patentes de tecnologia mobile. Esta jogada da empresa sueca é a resposta à queixa lançada pela Apple, que há dois dias afirmou que a Ericsson exige taxas demasiado elevadas para a utilização das suas patentes.

A fabricante sueca de equipamentos de telecomunicações disse que a Apple está a utilizar indevidamente a sua tecnologia, visto que expirou a licença que permitir-lhe-ia fazê-lo legalmente. Desde há dois anos, disse a Ericsson, que as negociações entre as duas empresas para restabelecer um novo acordo de licenciamento não têm surtido qualquer resultado.

O diretor de propriedade intelectual da Ericsson, Kasim Alfalahi, disse que, para chegarem a um consenso, a empresas precisarão da intervenção de um intermediário.

Depois no passado dia 12 de janeiro a Apple ter acusado a Ericsson de aplicar preços exageradamente elevados sobre a utilização da sua tecnologia por outras empresas, a fabricante sueca procura agora desmentir estas acusações em tribunal.

Em 2014, a Samsung acordou pagar mais de 650 milhões de dólares à Ericsson para por termo a uma disputa sobre a utilização de tecnologia patenteada.

Só em royalties, a Ericsson em 2013 embolsou cerca de 1,31 mil milhões de dólares. A empresa detém mais de uma centena de acordos para a utilização da sua tecnologia, alguns dos quais com grandes forças da indústria tecnológica.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago