Categories: AppsMobilidade

Ericsson diz quais as apps que geram mais tráfego de dados

O Ericsson Mobility Report indica as cinco aplicações que geram maior volume de tráfego de dados móveis e revela também o crescimento do número de utilizadores de smartphones e de LTE. O relatório avança ainda quais as previsões relativamente aos próximos anos quanto ao desenvolvimento do tráfego de vídeo móvel.

Um relatório elaborado pela Ericsson aponta quais as cinco aplicações móveis que consomem mais tráfego de dados e que, por isso, podem representar um problema para os utilizadores, nomeadamente os mais distraídos. O estudo foi realizado tendo em conta três países, os Estados Unidos, a Coreia do Sul e Espanha.

As áreas que mais contribuem para o largo volume de dados móveis passam pelas redes sociais e pelas aplicações de streaming de vídeo, crescentes em popularidade mas também no tráfego que implicam. O Ericsson Mobility Report revelou que as cinco apps mais utilizadas representam dois terços de todo o tráfego aplicacional sobre redes móveis e coloca em primeiro lugar o Facebook, nos três países estudados.

Nos EUA, as restantes aplicações móveis que geram mais tráfego de dados incluem o Youtube, Netflix, Instagram e Snapchat. Já na Coreia do Sul, para além do Facebook, encontram-se a AfreecaTV, Youtube, NAVER e Android Browser. Em Espanha, os resultados indicam o Instragram, Android Browser, Chrome e Youtube.

Quanto a previsões, o relatório antecipa o crescimento exponencial do streaming de vídeo móvel, que deverá crescer 17 vezes nos próximos seis anos relativamente ao verificado nos seis anos anteriores, o que representa um aumento de 20 por cento até 2020. Para isto contribuem aplicações de serviços como o Netflix que, para mais, anunciou a expansão global dentro de dois anos.

Os resultados do relatório apontam, aliás, que o número de de telespetadores de TV dita tradicional registará uma quebra com a transição do público para os serviços de streaming. “Este ano, e pela primeira vez, haverá mais pessoas a assistir à transmissão de vídeo em stream on demand do que à emissão tradicional de TV ao longo de um período semanal”, é dito.

Outros fatores para o crescimento de streaming de vídeo móvel poderão incluir “o aumento da quantidade de dispositivos capacitados para a reprodução de vídeo, a maior dimensão dos ecrãs e a melhor qualidade de imagem”, como indica o Ericsson Mobility Report.

O relatório apresentado, hoje, revela ainda os números em relação ao número de utilizadores de LTE,uma tecnologia que possibilita a comunicação sem fios em alta velocidade para dispositivos móveis, no quarto trimestre de 2014. Neste período, registaram-se 110 milhões de novos utilizadores de LTE, o que provocou a passagem das tecnologias WCDMA/HSPA, pela primeira vez.

No campo da utilização de smartphones também a evolução ficou marcada por um crescimento acelerado com mais 800 milhões de novos utilizadores comparativamente com o ano de 2013. Estes valores representam uma subida de 40 por cento e aumentam para 2,7 mil milhões os utilizadores de smartphones.

Este relatório é uma versão preliminar preparada a pensar no Mobile World Congress que acontecerá na próxima semana.

Filipa Almeida

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago