Epson regista lucro de 591 milhões de euros em 2013

A Epson alcançou lucros de 591 milhões de euros no exercício fiscal de 2013, que encerrou a 31 de Março de 2014. Isto significa que a empresa obteve um aumento das vendas de 17,9%, superando os 7 mil milhões de euros pela primeira vez desde o ano fiscal de 2008.

profit2

Por unidades de negócio, o segmento de equipamentos para tecnologias de informação, que engloba os sistemas de impressão e projetores, registou um incremento das vendas de 22% relativamente ao exercício anterior, alcançando os 5.914 milhões de euros, cerca de 80% de faturação total. A melhoria da oferta de modelos, com produtos de maior valor acrescentado, contribuiu para o aumento da rentabilidade das impressoras. As vendas de consumíveis mantêm-se com uma tendência positiva. A empresa registou igualmente um aumento das vendas de projetores, em especial na China e América, o que se refletiu nas receitas de exploração.

A divisão de produtos de precisão aumentou a sua faturação relativamente a 2012 em 5,8%, sendo os produtos para o mercado de relógios os mais destacados com um crescimento de 19,5% em relação ao anterior exercício económico.

As vendas das soluções industriais aumentaram 41,8% face ao ano anterior, embora o seu peso na faturação total da companhia seja ainda pequeno (1,6%).

Refira-se que a Epson investiu mais de 489 milhões de dólares anuais em I+D, o que representa cerca de 6% da sua faturação.