Enisa avalia impactos de falhas na rede elétrica

Um relatório da Enisa avalia os efeitos das falhas de rede causadas por cortes de energia e recomenda às empresas de TI formas de minimizar os impactos de falhas na rede elétrica.

Este novo relatório alinha oito recomendações que dirige às empresas de comunicações eletrónicas. No topo destas recomendações está a cooperação entre si e com empresas do setor elétrico para potenciar a troca de informação entre as entidades e melhorar os mecanismos de resposta no caso de existir um corte de energia elétrica.

Outra recomendação da agência vai no sentido da necessidade das empresas definirem estratégias claras de resposta, identificando serviços prioritários e fazendo análises custo benefício, que permitam identificar níveis mínimos de resiliência.

As conclusões do relatório anual da Agência Europeia de Cibercrime sobre incidentes de segurança deram origem a esta análise da Enisa. Concluiu-se que as falhas de energia são uma das causas mais relevantes para as falhas graves de rede e serviços.

Este estudo da Enisa pode ser consultado no site da Agência Europeia de Cibersegurança.

Cátia Colaço

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago