Empresas portuguesas são as que mais usam redes sociais
De acordo com dados do Eurostat, as redes sociais são o meio preferido pelas empresas portuguesas para comunicarem com os seus clientes, situando-se acima da média europeia.
O estudo do Eurostat, conduzido junto de empresas localizadas na União Europeia com mais de dez trabalhadores, diz que, em 2013, apenas 59 por cento destas empresas portuguesas têm sites na Internet, mas que perto de nove por cento têm política de utilização de redes sociais, um valor que está acima da média europeia.
De um total de 1,1 milhões de empresas registadas, Portugal possui cerca de 50 mil, com dez ou mais empregados. Este indicador pode ser considerado negativo considerando que as maiores empresas são mais sensíveis à necessidade de gerir uma presença online.
Os países onde as empresas usam, pelo menos, uma rede social para comunicar com os seus clientes são a Roménia e a Polónia, seguindo-se Malta e Holanda. Portugal situa-se mais abaixo na tabela, mas está acima da média da União Europeia. Os países europeus com uma percentagem menor, são a Letónia, República Checa e França.
Por outro lado, o número de empresas portuguesas com um website é significativamente mais baixo do que a média europeia, com os países escandinavos a liderarem a tabelta. Finlândia, Dinamarca e Suécia estão no topo. A Roménia, Bulgária e Letónia são os países com menos empresas na Internet.