Empresas devem apostar nas relações a longo prazo

De acordo com Pedro Amaral, Managing Director da Sendys, a criação e a manutenção de relações a longo prazo, que proporcionem benefícios mútuos, devem ser os principais objetivos das empresas, pois só dessa forma conseguirão garantir o sucesso dos seus negócios.

Segundo o responsável, estas relações são difíceis de gerir sem um bom software Customer Relationship Management. Pedro Amaral acrescenta ainda que as organizações devem aproveitar as potencialidades das redes sociais, encarando-as como mais um canal de comunicação ao dispor.

As novas tecnologias e a Internet provocaram alterações profundas nas sociedades e no marketing. O consumidor deixou de ser passivo e passou a desempenhar um papel ativo, enquanto influenciador das estratégias de marketing das empresas.

A nova era, a era do cliente, obrigou o CRM a evoluir e a se adaptar. Sendo uma estratégia de negócio orientada para o cliente, deve estar cada vez mais otimizada para o lucro e para a satisfação das necessidades dos clientes.

As informações que as empresas podem obter sobre os seus clientes, através das redes sociais e das aplicações para dispositivos móveis têm aumentado bastante nos últimos anos. Isso possibilita uma maior interação com os clientes.

Atualmente mais de 1,5 milhões de pessoas utilizam redes sociais e este crescimento deve-se à evolução dos dispositivos móveis e à facilidade de ligação à Internet. O cliente possui agora mais facilidade em encontrar informação e em expressar a sua satisfação ou insatisfação relativamente a um produto ou serviço. Existe assim necessidade do conceito CRM se expandir e se adaptar à nova realidade social.

O CRM assenta em diferentes áreas de negócio, nomeadamente as de marketing. A integração do CRM com as redes sociais permite a utilização das informações do cliente, para a definição de segmentos, possibilitando a personalização de mensagens e a definição de targets de modo muito mais rigoroso.

O CRM social é uma transformação do CRM tradicional e com ele a empresa pode usar as redes sociais para divulgar o seu produto e ter um contacto mais direto com o seu cliente.

Cátia Colaço

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

17 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago