Depois de terem sido descobertas duas falhas nos processadores da Intel, os data center clientes da empresa norte-americana estão a considerar mudar para o maior rival da Intel para construir novas infraestruturas.
Relembre-se que na última semana foram descobertas duas vulnerabilidades, apelidadas de Meltdown e Spectre, que podem permitir que hackers roubem passwords e chaves de encriptação na grande maioria de computadores, smartphones e servidores cloud. A Microsoft foi uma das primeiras empresas a alertar que as correções necessárias para assegurar os vários dispositivos podem levar a um impacto significativo na performance dos servidores.
Em comunicado, citado pela Reuters, a Intel explica que está a ajudar os seus clientes a encontrar a melhor abordagem em termos de segurança, performance e compatibilidade, até porque a performance é, para muitas empresas, algo essencial para o seu negócio. Diz a mesma agência noticiosa que as alternativas à Intel podem ser a AMD, que partilha com a Intel a arquitetura x86, ou chips baseados em tecnologia da ARM Holdings.
Uma empresa norte-americana explica que está a contar com a Intel para substituir o equipamento ou oferecer um desconto para compensar a perda de poder computacional do seu servidor.
Explicam os fornecedores de cloud que trocar de chips Intel previamente instalados para outra marca é demasiado complexo, mas expandir as atuais redes com alternativas será mais fácil. A alternativa mais fácil será a AMD por causa da arquitetura x86, como referido.
Analisando as maiores empresas de cloud, a Microsoft começou a instalar processadores da AMD ainda em dezembro, a Google desenhou um servidor baseado nos processadores Power9 da IBM e a Amazon anunciou em setembro último que iria usar unidades de processamento de gráficos da AMD.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…