EMC torna-se acionista da Atos e reforça aliança

A Atos e a EMC querem reforçar a sua parceria estratégica, que em 2012, e em conjunto com a VMWare, levou à criação da Canopy. Com o fortalecimento desta joint venture, as empresas vão procurar explorar novas oportunidades de negócio para os próximos tempos, com a EMC como acionista da Atos.

Atos

Há três anos, a EMC e a sua subsidiária VMWare, uma prestadora de serviços de cloud e de virtualização adquirira em 2004, aliaram-se à Atos para reforçar as suas capacidades na área da computação baseada em cloud. Desta feita, nasceu a Canopy que, diz a Atos em comunicado, foi caracterizada pela consultora de mercado IDC como líder europeia em fornecimento de serviços de cloud, em termos de volume de receitas.

Em 2014, a Canopy conseguiu alcançar um crescimento de 37 por cento das suas receitas.

Diz a Atos que a sua aposta em Big Data e em segurança cibernética, aliada à sua expansão no subcontinente norte-americano, levaram a que surgissem novas oportunidades de crescimento da sua coligação estratégica com a EMC. Consta que ambas as empresas pretendem ampliar o portfólio daquilo que podem concretizar lado a lado.

Paralelamente, a Atos reintegrou a Canopy, que agora faz parte da sua arquitetura corporativa. Por sua vez, a EMC e a VMWare são agora acionistas da Atos, pretendendo dar continuidade ao seu investimento estratégico a longo prazo. Desta forma, estas duas empresas vão continuar a fornecer apoio e a colaborar veementemente com a Canopy. Ademais, será potenciada a parceria entre as empresas da EMC Federation e a unidade de Consultoria e Integração de Sistemas da Atos, bem como com as suas jovens divisões de Big Data e Cibersegurança.

“A EMC contribuirá em muito para a ambição estratégica da Atos, em benefício dos seus acionistas, clientes e Tecnólogos de Negócios”, afirmou Thierry Breton, diretor-geral e chairman da Atos.