Categories: Negócios

Eletrónica de Consumo com quebra de 4,7% nas vendas

Segundo os dados da GfK, a Fotografia também registou decréscimos (-13,1%) nos primeiros nove meses, sendo que todas as outras categorias registaram aumentos, quando comparado com o mesmo período no ano transato.

É a categoria dos Grandes Eletrodomésticos que assinala maior crescimento nas vendas (5,9%), com uma faturação de 251 milhões de euros, de janeiro a setembro de 2019, sendo que os produtos de encastre continuam a ter um melhor desempenho que os de instalação.

Já as Telecomunicações são a categoria que menos cresce (0,8%) nos primeiros nove meses, apesar de ser a que mais fatura (745 milhões de euros). Destaque para os smartwatches que, no terceiro trimestre, alcançaram uma excelente performance, mostrando a importância que este produto tem no mercado dos Wearables. Já os telemóveis básicos, sem funções smart, continuam a desenhar a sua curva de declínio, perdendo cada vez mais para os smartphones.

Na categoria de Tecnologias de Informação, o destaque vai para os computadores portáteis que apresentaram uma tendência positiva, com particular incidência para o segmento gaming. Segundo os dados da GfK, esta categoria registou um aumento de 2,9% nas vendas e uma faturação de 361 milhões de euros, nos primeiros nove meses de 2019, apesar de terem registado uma quebra de -1,5% no terceiro trimestre do ano.

Os dados apresentados são resultado do estudo GfK Temax® realizado em 41 países, incluindo Portugal.

Depois de várias quebras na faturação registada nos últimos trimestres, os Pequenos Eletrodomésticos tiveram um aumento de 0,1% nas vendas, de julho a setembro. Neste período, aspiradores, ferros, preparação de alimentos e máquinas de café cresceram bem e acima da média do ano. No acumulado, os três primeiros trimestres do ano registam um crescimento de 2,7% nas vendas, com uma faturação de 198 milhões de euros.

Na categoria de Equipamento de Escritório e Consumíveis, foram as calculadoras que revelaram uma performance muito positiva no terceiro trimestre, alavancada pelo regresso às atividades escolares. No entanto, a categoria registou um decréscimo de -2,2% nas vendas, impulsionado pela queda das vendas dos equipamentos de impressão, impressoras e multifuncionais. Ainda assim, no acumulado dos três primeiros trimestres do ano, a categoria apresenta um aumento de 2,3% nas vendas, com uma faturação de 79 milhões de euros.

Redação Silicon

Recent Posts

Colt expande presença na Europa

Novos locais servidos através de fibra dedicada complementam as ligações já oferecidas pela plataforma On…

9 horas ago

EasyVista lança a nova versão da plataforma EV 2024.3

Lançamento de novos módulos e atualização de IA para uma gestão de IT mais inteligente…

1 dia ago

PMEs portuguesas destacam-se no investimento digital

As PMEs portuguesas estão a apostar cada vez mais em tecnologia digital, com 87% a…

2 dias ago

Espanhola Extom integrada no Grupo inCentea

A Extom assenta a sua atuação no Cegid XRP Enterprise, uma solução direcionada ao mercado…

5 dias ago

D-Link apresenta nova gama de switches

A DMS-1250 pode ser gerida local ou remotamente através do ecossistema Nuclias Connect.

6 dias ago

Altice Portugal divulga resultados do trimestre

No 3º trimestre de 2024 as Receitas da Altice Portugal ascenderam a 704M€, o EBITDA…

1 semana ago