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“Egito está a ser uma importante fonte de novos clientes e projetos”

Falamos com Ivon Ramalho, managing partner da IG Solutions, da sua relação com a Infor, de onde se está a fazer negócio com o software empresarial ou adaptar-se ao modelo as-a-serice.

A portuguesa IG Solutions é parceira da Infor desde a fundação da empresa norte-americana, o que representa muitos anos de experiência no mercado de software corporativo empresarial. Aproveitamos isto para que Ivon Ramalho, managing partner da IG IG Solutions, nos diga o que os atraiu na Infor, que soluções verticais deste fabricante têm mais procura, regiões exigem mais software empresarial e como se adaptaram ao novo modelo de negócio com base no “as-a-service”.

Porque decidiram tornar-se parceiros da Infor?

A relação entre a IG e o que é agora a Infor começou muito antes de haver a própria Infor. Em 1989, a IG tornou-se distribuidor do software ERP BPCS para Portugal e, em 2002, este acordo expandiu-se a todo o mercado ibérico. Até então, o software ERP BPCS era propriedade da empresa norte-americana SSA Global.

Como muitos se recordarão, a Infor adquiriu a SSA Global e, assim, a IG tornou-se distribuidor para o mercado ibérico do software Infor ERP LX (nova marca do anteriormente conhecido BPCS).

Além dessa relação histórica, a IG encontrou na Infor a oportunidade para ampliar e completar a sua oferta de soluções além do ERP LX, já que a Infor tem uma gama de aplicações mais abrangente, de excelente qualidade funcional e tecnológica, líderes de mercado a nível global e idónea para os clientes e para o mercado a que a IG dirige a sua oferta.

Acabam de ampliar o vosso acordo de distribuição com a Infor. Em que consiste essa ampliação?

A ampliação do acordo da IG com a Infor fez-se segundo uma lógica de crescimento baseada em dois eixos distintos. Por um lado, a complementariedade funcional. A IG é, hoje em dia, o distribuidor da Infor para o mercado Ibérico das soluciones de gestão de ativos (EAM), a solução de planificação da produção (Infor Advanced Planning) e da solução de programação da produção (Infor Advanced Scheduling).

Por otro lado, a cobertura tecnológica. A IG assumiu a posição de  distribuidor responsável pelo suporte integral (licenças, manutenção e serviços), de todas as soluções ERP de Infor para a plataforma IBM Power (Infor ERP LX; Infor ERP XA e Infor ERP S21).

Estas soluções, ainda que complementares e totalmente integradas com os demais sistemas da Infor, como um módulo mais da solução que cada cliente tenha configurado, estão desenhadas de forma tão flexíveis que se podem implementar e integrar perfeitamente com outros ecossistemas de aplicações externas à Infor dirigindo-se, por isso, a todo o mercado.

O que é que um parceiro como a IG procura na Infor?

Creio que o que procuramos são as características inerentes a um dos “top 3” fornecedores de software empresarial a nível mundial: a capacidade de inovação, investimento contínuo em atualização tecnológica e funcional dos produtos, uma estratégia clara e coerente de desenvolvimento do negócio, estabilidade económica e financeira (especialmente relevante em tempos de alta volatilidade do mercado) e, como parceiro, uma relação equilibrada, justa e que suponha um benefício mútuo.

A Infor caracteriz-se por ter uma ampla gama de soluções verticais. Quais são as mais solicitadas, com as que mais trabalha a IG Solutions?

Destaco, em primeiro lugar, as soluções Gestão de Ativos (Infor EAM), que são muito mais do que apenas a gestão de manutenção. Na verdade, são claramente um “best selller” no mercado, tanto pela sua qualidade funcional e tecnológica como pelo enorme potencial para melhorar os processos internos das empresas com a consequente redução de custos e aumento de eficiência e produtividade.

Por outro lado, ressalta a oferta de ERP Infor para a plataforma IBM Power. A IG está a ter alguns resultados muito interessantes no mercado: além de várias atualizações de versão por clientes já existentes, ganhamos vários novos clientes nos últimos 18 meses.

Acreditamos que estes dados são o resultado de uma combinação muito atraente de vários fatores: a solidez da plataforma IBM Power, a robustez e ampla funcionalidade do software, o design moderno, limpo, ergonómico e muito intuitivo das aplicações, o custo total de implementação – um dos mais competitivos do mercado já que inclui hardware, software, serviços e manutenção – e menor custo de propriedade do mercado.

É uma solução “Smart Cost” para tempos de crise, nos quais não há orçamento para investir em projetos milionários, com qualidade e alcance excelente a que o mercado está a reagir de forma muito positiva.

A IG Solutions  tem presença em vários países. Neste momento, onde se está a fazer o negócio com o software empresarial?

Como IG Solutions, estamos muito focados em três áreas geográficas distintas que, de uma forma ou de outra, têm apresentado bons resultados. O mercado ibérico tem maiores restrições orçamentais, mas com as nossas soluções “Smart Cost” estamos a conseguir gerar novos projetos.

Por outro lado, o mercado da Europa Central e do Norte (a IG tem clientes em vários países como a Áustria, Alemanha, Suíça, Bélgica…) está muito mais ativo e há investimentos significativos em projetos de melhoramento de processos, aumento da eficiência, redução de custos, etc.

Finalmente, o mercado egípcio, onde a IG está presente há dois anos, é um desafio muito interessante, pois há muito a ser feito, há mais orçamento disponível, há o interesse de investidores e empresários que são muito recetivos ao que vem da Europa (como uma referência de qualidade). No entanto, têm uma maneira de trabalhar, uma cultura e um ambiente político e económico que há que conhecer para se poder entrar no mercado. Para nós, o Egito está a provar ser uma importante fonte de novos clientes e projetos.

Como enfrenta a IG Solutions a mudança no modelo de negócio que gerou a cloud, o “as-a-service” ou o “software defined by”?

A IG já tem uma oferta perfeitamente definida para responder a este modelo de negócio. Na verdade, já temos cinco clientes “as-a-service”, três deles com o ERP da Infor para IBM Power e dois clientes com Infor EAM.

Acreditamos que é uma excelente oportunidade e cada vez estamos a investir mais em ter os parceiros tecnológicos adequados para apoiar esta linha de negócio e, por sua vez, definir modelos de subscrição de “as-a-service” que melhor respondam às necessidades de clientes.

Estamos todos a aprender, os fornecedores de software, integradores, distribuidores, clientes, etc, a trabalhar com esta nova forma de fazer negócios e a IG está presente – configurando soluções e propondo-as ao mercado – felizmente com algum sucesso.

Rosalía Arroyo

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