Categories: Segurança

Editorial: Um alerta assertivo: “Sejam um pouco paranóicos, sim?”

Chamem-lhe o que quiserem, mafioso, agente infiltrado ou louco mas Eugene Kaspersky faz pela segurança na Internet mais que qualquer governo ou organização mundial. Não o faz para vender mais, faz porque chegou a um patamar que lhe permite fazê-lo, porque dedica a sua vida à segurança nas TI e associou o seu nome à segurança de forma credível e eficaz.
Mesmo aqueles que constantemente o tentam destruir publicando notícias com supostas ligações à mafia russa ou aos serviços secretos russos, não o conseguem, não existem argumentos credíveis e enquanto isso, Eugene Kaspersky, não perde  tempo e dedica-se a uma causa: alertar consciências. Na conferencia que deu em Barcelona no MWC, abordou de forma direta e descomprometida os principais problemas da Segurança na evolução das TI. Falou também do seu produto, é óbvio, mas com um compromisso de transparência e credibilidade como mais ninguém o faz.

Andamos todos a brincar com coisas sérias, desenvolvem-se todo o tipo de aplicativos sem segurança, fazem-se projetos de IoT sem ter em conta as questões de privacidade, comunicamos uns com os outros em plataformas públicas de fácil acesso para qualquer curioso do crime cibernético. Ninguém se importa com a partilha nas redes socias de assuntos mais ou menos privados, e muitas vezes, corporativos, há informações ingénuas que valem milhões. Nas pequenas e medias empresas, os investimentos em segurança são tidos como um custo e não como um garante de estabilidade dos negócios. A evolução dos criminosos informáticos é tão ou mais rápida que a evolução das tendências, por isso é preciso ter em mente que no desenvolvimento de cada projeto de TI, seja qual for a sua grandeza, o fator segurança tem de estar presente de raiz tanto por parte de quem fábrica ou desenvolve, com o da parte de quem compra e/ou o usa.

Ser paranóico é mesmo necessário, isto não vai lá de outra maneira!

Veja aqui a reportagem da conferência de Eugene Kaspersky.

João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É Diretor Editorial do Grupo Netmediaeurope/America para o Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago