E-commerce aumentou em 2014 e tendência continua em 2015
O comércio eletrónico em Portugal aumentou 47 por cento, de acordo com a Visa Europe. Os gastos online superaram os 162 milhões de euros, e em 2015 o e-commerce deverá ser ainda mais forte.
“Apesar do atual cenário económico, o valor gasto no ponto de venda pelos utilizadores de cartões Visa em Portugal excedeu os 26 mil milhões de euros, um valor para o qual contribuiu a evolução registada no comércio eletrónico e a utilização de cartões Pré-pagos”, explicou Sérgio Botelho, Country Manager da Visa Europe em Portugal.
Assim, torna-se evidente que cada vez mais o e-commerce conquista um lugar de relevância no panorama português, tendo já alterado muitos comportamentos de consumo e criado novas tendências para o setor do retalho.
O diretor executivo da Visa Europe, Nicholas Huss, assegurou que a empresa quer reduzir em 70 por cento o volume de transações feitas em dinheiro efetivo no continente europeu, e apostar fortemente no desenvolvimento de soluções de pagamento digital.
Falando de novas formas de pagamento, Huss revelou que a Visa investe mais de 200 milhões de euros por anos em novas tecnologias e que está empenhada em melhorar a experiência do consumidor, para além de procurar mitigar as comissões interbancárias, que tanto afetam os retalhistas.
A tecnologia Contactless está já consideravelmente disseminada. Cem milhões dos 500 milhões de cartões Visa em circulação na Europa estão equipados com Contactless.
No Velho Continente, o comércio eletrónico subiu 17 por cento em 2014, assomando aos 280 milhões de euros.
A Visa Europe acredita que 2015 será o ano em que os pagamentos por tecnologia Contactless aumentarão expressivamente, com “a emissão de 5 milhões de cartões e 15 mil terminais que aceitarão este tipo de pagamentos”, preconiza a empresa.
A par do reforço da adesão aos cartões Contactless, a Visa calcula que ao longo de este seja observado o aumento do comércio online e prediz o arranque dos pagamentos através dos dispositivos móveis.